Jogo de palavras
Um espaço de aprendizagem e de partilha Um meio ao serviço das literacias da informação
sábado, 29 de janeiro de 2011
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Dia Internacional das Vítimas do Holocausto
Uma das actividades que integrou a comemoração do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto.
Comemoração do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas em articulação com a Biblioteca Escolar e com a colaboração alguns professores do Departamento de Artes comemorou, no dia 27 de Janeiro, o Dia Internacional das Vítimas do Holocausto. Esta efeméride foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 60/7,de 1 de Novembro de 2005). A data, 27 de Janeiro, assinala a libertação dos judeus do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polónia, em 1945. Tem como principal objectivo manter viva a memória histórica entre as gerações futuras para que atrocidades do passado não se repitam no futuro.
Para assinalar a comemoração foram dinamizadas, na biblioteca escolar, várias actividades, abertas à comunidade escolar, das quais destacamos: palestras interactivas sobre o Holocausto Nazi; passagem de filmes; momentos de leitura; uma exposição temática intitulada, “É Preciso não Esquecer” e uma exposição bibliográfica denominada, “Holocausto Nunca Mais”. Como forma de homenagear a cultura israelita foi ainda apresentada uma encenação de uma dança típica deste país, representada por um grupo de alunos do 6º C e servida uma degustação, “ Sabores de Israel” pelos alunos do CEF3SM.
Foram ainda distribuídos pela comunidade escolar e espaço envolvente folhetos informativos, marcadores de livros e postais ilustrados.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
As Janeiras
O mês de Janeiro é consagrado ao deus Jano, o deus das portas e da entrada. Era considerado pelos romanos o porteiro dos Céus e por isso muito venerado por este povo que, deste modo, esperavam a sua protecção, pedindo-lhe que afastasse das casas os espíritos maus. Era igualmente tradição entre os romanos, no começo de um novo ano, a saudação entre si, como sendo outra manifestação do culto de Jano.
Reminiscências desta prática manifestam-se actualmente no cântico das Janeiras, cujo principal objectivo são os votos de um próspero ano para os habitantes das referidas comunidades. Forma indirecta de invocarem também a protecção divina.
Nos grupos de janeireiros, toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão, flauta e viola.
Em muitas aldeias esta tradição mantém-se viva, especialmente no Norte de Portugal e nas Beiras: As pessoas visitadas eram (são) normalmente muito receptivas aos cantores e aos votos que vêm trazer, dando-lhes algo e desejando a todos um bom ano.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, fruta, Chouriços etc.) Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolatese dinheiro, embora não seja essa a tradição).No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Requisições na BE-A - 1º período
Dia de Reis- 6 de Janeiro
Aos alunos foi deixada total liberdade de criação quer nos materiais utilizados quer nos modelos confeccionados.
No final da exposição será premiada a coroa mais votada de acordo com os seguintes critérios: originalidade, materiais utilizados e execução técnica.
A data marca, para os católocos o dia da veneração dos Reis Magos ,que a tradição surgida no séc. VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar Belchior. Nesta data, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - são retirados os presépios e por conseguinte todos os enfeites natalícios.
In Wikipédia, acedido em 5 de Janeiro de 2011