No âmbito do Plano Nacional de Leitura, decorreu, no início do mês de março, a Semana da Leitura. No Agrupamento de Escolas de Alhadas o evento estendeu-se ao longo do mês, com a dinamização de várias iniciativas promotoras da leitura, em todos os níveis de ensino. As atividades incluíram: Um concurso de leitura, as Olimpíadas da Língua Portuguesa, uma pausa e uma maratona de leitura, uma feira do livro usado, apresentações de livros lidos e histórias escritas pelos alunos, na Biblioteca Escolar, os pais surpreenderam os filhos com leituras e o envio de livros para Cabo Verde, levando, deste modo, a leitura e a possibilidade de ler, a alunos carenciados, entre outras.
Para finalizar contámos com a atuação do Clube de Expressão Dramática, sob orientação da docente Maria José Campos, que preparou a dança da biblioteca, cuja letra tão bem retrata a vida na biblioteca “Vida na biblioteca já não é seca/Sinto que vou despertar para as letras e as canetas/ Que me ajudam a estudar”. E a saudação da primavera e da Natureza, em geral, com muita poesia.
E para fechar, com chave de ouro, tivemos a atividade: “Silêncio que se vai declamar o fado”, que decorreu no dia 22 de março.
Pretendemos com esta iniciativa homenagear os poetas que deram voz a muitos fados e como não podia deixar de ser ao próprio fado, género musical, agora elevado à categoria de património imaterial da humanidade. O fado, que já não é só nosso, é uma canção de vida, que, tal como a vida, canta a alegria, a tristeza, o amor e a do, a alegria e a solidão, histórias com um final feliz e outras que nem sempre acabam bem. Retrata toda uma sociedade que se arrasta nas vielas, nas tascas e nos salões, canção de pobres, de ricos e até da realeza.
Para a sua concretização, contámos com a participação e colaboração do professor Fernando Romeiro e dos alunos vencedores do concurso de leitura, Vera Alves, do 8º C, Patrícia Martins, do 9º B e Inês Coutinho, do 9º C, tivemos ainda uma convidada especial, a Srª Dª Fátima Gomes, que cantou alguns fados, presenteando, desta feita, a plateia que não poupou aplausos a todos os participantes.
A atividade terminou com um lanche convívio, oferecido pela Biblioteca Escolar, a todos os participantes e plateia, servido pelos alunos do Curso de Educação e Formação, Serviço de Bar, com o apoio das alunas, Andreia Gonçalves e Ifoma Tavares, do Curso de Formação e Educação, Serviço de Mesa, sob orientação do professor Pedro Silva.