segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Vamos cantar as janeiras


No dia 21 de janeiro, na Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto de  Alhadas, voltou a cumprir-se a  tradição.   Uma vez mais os alunos do Clube de Expressão Artística e  Musical , sob orientação da professora , de  Educação Musical, Maria  José Campos, em articulação com a  Biblioteca  Escolar, saudou a comunidade educativa  e o espaço envolvente  com os cânticos das janeiras-. Desejando, desta feita, com música e muita alegria, votos de um bom ano.
Para além da saudação habitual à direção   da escola, aos professores, assistentes operacionais e restantes colegas. Os alunos quiseram também retribuir os mesmos votos aos colegas  da   escola EB1 de  Alhadas, onde foram muito bem recebidos e onde não faltaram as guloseimas  oferecidas aos janeireiros.  O périplo alargou-se e cortesia estendeu-se  ao Centro de Dia  “Água Viva “de  Alhadas, envolvendo e contagiando os utentes com animação e alegria. Pretexto para mais um encontro geracional e contacto com outra realidade social. O acolhimento voltou a ser caloroso, por  parte da direção  da instituição e dos próprios idosos, de  tal forma que  ficou prometida uma nova visita.

Bibliotecas de mãos dadas


Integrada no projeto “Vamos à Biblioteca”,/ “Bibliotecas de mãos dadas”, realizado em articulação com a  Biblioteca Municipal da Figueira da  Foz,   a decorrer  uma vez  por mês ao longo do ano, os alunos do 1.º e 2.º  anos da EB1 de Quiaios e do  JI de  Cova da Serpe deslocaram-se no dia 18 de janeiro, em transporte cedido  pela autarquia,  à  Biblioteca Municipal. Aí tiveram oportunidade de conhecer a organização deste espaço, deslocando-se  posteriormente  à BE-A, onde foram rececionados  pelos alunos do CEFSM  com uma degustação de fruta. A atividade continuou na BE-A, onde se refletiu sobre  a importância do pequeno almoço e da ingestão de fruta várias vezes ao dia. Seguiu-se  a hora do conto, com a leitura interativa  de “A Fada Palavrinha  e o  Gigante  das Bibliotecas”, de Luísa  Ducla Soares.
Os alunos contactaram ainda com a variedade de materiais, livro e não-livro que integra o acervo da biblioteca e  refletiram sobre  a importância  pedagógica deste espaço.
No final os alunos foram presenteados  com um marcador de livros sobre as “Dez razões para se consumir fruta” e  com um crachá para assinalar  a presença  na BE-A
Apesar do  elevado número de alunos, os mesmos  estiveram muito atentos, interessados e participativos e  a atividade decorreu de acordo com o planificado.

A sanduíche da Maricota

A convite da  Biblioteca Municipal da Figueira da Foz os alunos do CEFSM deslocaram-se a este espaço no dia 30 de novembro. O motivo foi a visita à biblioteca e a visualização de trabalhos seus, integrados em anteriores atividades realizadas em articulação  com a BE-A.
Os alunos quiseram partilhar  o convite com os colegas do 2º e 3º ano da escola EB1 de Alhadas que também se deslocaram  à biblioteca , onde assistiram e participaram  de forma bastante entusiástica , na  leitura e análise do conto “A sanduíche da Maricota “  dinamizado pela BE-A. A professora  Margarida Amaral, também envolvida  na iniciativa,  explicou  os fundamentos da  alimentação  saudável e o seu reflexo no modo de vida e na aprendizagem. escolar.. Seguiu-se um pequeno debate sob o lema  “Coma melhor, para viver melhor” onde se evidenciaram os conhecimentos e os hábitos saudáveis destes  jovens.
No final foram surpreendidos  com um lanche saudável oferecido pelo colegas do CEF SM, onde tiveram a oportunidade de confecionar  e degustar a sua sandes,  onde equilibraram , com mestria , os ingredientes.



segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Estatatísticas da BE-A


Apesar  da grande  frequência do espaço da BE-A, o mesmo  nem sempre é procurado, como espaço de leitura. Os computadores, enquanto meio de lazer, continuam a fazer concorrência aos  livros. A continuar assim,  já se está a pensar  organizar uma  manif literária , onde cada classe  já está a criar o seu cartaz e slogan para irem para o espaço escolar reivindicar os seus direitos literários e  mostrar a todos o quanto  estão a perder por os deixarem  esquecidos nas prateleiras.
Estes  livros ativos não se vão acomodar, nem render às novas tecnologias.
Promete-se acérrima disputa.
Ajudem os livros a reivindicarem  e  a conseguirem os  seus direitos
Contrariem as estatísticas , requisitem mais livros, leiam, informem-se.
Saibam mais, para decidir melhor!



melhor leitor

 Rita Figueiredo, aluna do 5º A foi a melhor leitora da escola, durante do 1º período com 26 títulos requisitados.
A Rita confessa que a leitura é uma forma de ocupar o tempo e de estimular a imaginação.
Como incentivo a Rita recebeu o diploma da melhor  leitora e um livro, ofertas da BE-A.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Exposição na BE-A de rosas dos ventos


No   âmbito dos  conteúdos programáticos,  do 7º ano, da disciplina de  Geografia , as docentes ,das respetivas turmas, Adelaide Querido e  Cecília  Pereira, propuseram aos alunos a  confeção de  uma rosa-dos-ventos,  destinada a um concurso.  Os trabalhos podiam  ser feitos em qualquer material. A criatividade  correu à rédea solta  e o resultado foi a produção de belíssimos  trabalhos, onde a imaginação, a técnica , o rigor  e o sentido estético se aliaram.
As rosas dos ventos estiveram expostas no espaço da Biblioteca Escolar e foram alvo de uma concorridíssima votação, aberta a toda a comunidade escolar.A eleição deu a vitória  à rosa dos ventos nº 6, da autoria de Inês  Alves, 7º C , o segundo lugar  à rosa dos ventos nº 9, da autoria de João Matias, 7º D e o 3º lugar  à rosa dos ventos nº  2, da autoria de Mónica Carvalho, 7º D.
Os vencedores receberam como prémio um  livro oferecido pela editora Asa.

Concurso Concelhio de Leitura- Fase Interna


Em articulação com  a Biblioteca Municipal da  Figueira da Foz  e o GTC vai  realizar-se , este ano, pela primeira vez, integrado nas comemorações da  Semana  da Leitura, o Concurso  Concelhio de  Leitura., direcionado para os alunos do 2ºCEB.
A iniciativa decorre em duas fases: a fase interna, em cada escola, para seleção dos alunos ,  representantes da escola na fase final, a decorrer no dia 25 de fevereiro na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz.
A fase interna realizou-se, na nossa escola, no dia 9 de janeiro, o concurso  teve como base o conto, de  Alice Vieira , Trisavó de Pistola à  Cinta..
Os alunos apurados foram : Gonçalo Oliveira, 6º B, Francisco  Cardoso, 5º A, Raquel Garcês, 5º B,  Gonçalo Margato, 6º C, Pedro Ministro, 6º D, Raquel Ferreira, 6º D.
 A dinamização– esteve a cargo das professoras : Clara Ligeiro/Natércia Rasteiro

 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013