segunda-feira, 11 de março de 2013

Na onda da leitura

" Na onda da leitura" foi outra atividade dinamizada durante a Semana da Leitura.
O poema de  Fernando Pessoa " Ó mar salgado" circular durante todo o dia e foi lido  por mais de 70 pessoas.  

Quem recebia o poema, lia-o em voz alta,  e passava-o a um novo  leitor e assim sucessivamente  até acabar as peças de um puzlle  que  circulava em simultâneo, que servia de prova de leitura e que  deveria ser entregue na BE-A, onde o puzlle final ilustrativo  do poema em circulação, estava  a ser construído.

Mergulhar na Leitura



  Integrada nas atividades da Semana  da Leitura a BE-A preparou-se a rigor  e os livros levaram-nos até ao fundo do mar, onde encontrámos um cantinho de leitura.

terça-feira, 5 de março de 2013

Pausa de leitura


Este foi o texto lido pelos meninos do JI, na  Pausa de Leitura , que inaugurou a Semana da Leitura.

 
O Pedro nunca tinha visto o mar. Às vezes a mãe contava-lhe histórias onde se falava das ondas que batiam na praia, da espuma a correr na areia, mas ele nunca tinha visto o mar.
Mas um dia o pai saiu-se com a notícia:
-Amanhã vais ver o mar.
-Amanhã? Porquê? Onde?
-Vais ver o mar porque o teu avô chega de muito longe e vem de barco.
O Pedro pensou: Lá de muito longe, de onde não sei onde, chega o avô e traz o mar com ele. É capaz de trazer o mar cá para casa!
- Mãe, o avô vem viver cá para casa?
-Pois vem, meu filho. Aqui é também a casa dele.
-Então ele traz as coisas dele todas para cá, não traz?
-Sim, claro; traz tudo o que quiser cá para casa.
O Pedro deu-se por satisfeito. Agora já sabia que o avô chegava de longe, ia viver com eles e trazia tudo ali para casa. Mas ficava ainda sem saber se o mar fazia parte das coisas que o avô queria trazer.
Ficaria o mar ali em casa? Iria dormir na sala ou no quarto do avô?
No dia seguinte quando chegaram ao cais, o Pedro viu muita agua; tanta que nem lhe encontrava o fim... e batia nas muralhas, nos barcos, nas cordas... e saltava em espuma... e corria sabe-se Ia para onde...
- É isto o mar? - pensou ele, sentindo o medo a apertar-lhe a garganta. - É muito grande!
Não pode caber todo lá em casa!
-O avô leva o mar Ia para casa? Todo?
- Tu gostas de ouvir o mar!... Então vamos levá-Io para casa.
-O mar todo? - duvidou ainda o Pedro.
O avô já tirava do bolso uma concha rosada.
- Ouve aqui como ele canta... É a voz do mar. É para ti.
A mão estendeu-se; a concha anichou-se e a voz do Pedro misturou-se com o som das vagas:
-Mãe, posso guardar o mar todo no meu quarto!

Pedro, o avô e o mar
In: ROCHA, Natércia - Contos de Agosto

O mar

 Inspirada na temática da Semana da Leitura a   Inês  fez um bonito poema.


Como o mar não há igual
Vasto, grande e mortal
Onde tudo pode acontecer
E nada  se pode prever.

Nele se pode navegar
Até mesmo sonhar
Mas quando está  zangado
 É preciso ter cuidado.

O mar dá-nos peixe e sal
Ondas para brincar
È mesmo sensacional
 Este mar exemplar

  Inês Mota Oliveira, nº12, 5º C


Na onda da leitura


Seguindo o mote da  Semana da Leitura, “Na onda das leituras”, em fevereiro, levámos um mar de palavras ate  à pequena ilha da Boavista, em Cabo Verde. À escola de Estância de Baixo chegou mais uma onda de solidariedade carregada de livros e materiais escolares.  Desta vez a , a professora  Fátima Monteiro pediu a um grupo de surfistas da  Murtosa, que de imediato se voluntariaram para levar  a nossa encomenda aos meninos de Cabo Verde.
Vamos todos mergulhar nesta onda e preparar o próximo cabaz para levar além-mar.
Podes contribuir com livros,, materiais escolares e, desta vez, também com jogos… aqueles que andam lá por casa e que já não jogas.
Esta  encomenda contou também com a colaboração da professora Arlete  Silva e da ex-aluna, da nossa escola,  Dafne Teunissen, que cederam o material escolar enviado. Às duas colaboradoras deixamos  um agradecimento, muito especial.

Almoço pedagógoco


À mesa com  o mar foi o mote  para mais uma almoço pedagógico  servido pelo alunos  da turma CEF 3SM, orientados pelos professores  Ana Vitorino e   Pedro  Silva,. Os anfitriões  apresentaram uma  saborosa  e requintada ementa ,  com o tum salpicado toque de mar  . Sem pressa, os comensais  degustaram o mar numa viagem repleta de aromas, sabores, sons  e poesia, numa envolvência marítima  que  a todos agradou.
Os crepes de  marisco,  os canapés de atum e a sopa do mar  conduziram a aventura  de sabores e a sobremesa,  pudim de ovos com  morangos caramelizados e gelado de baunilha,  servida  por uma  agradável e refrescante brisa marítima  acabou por  trazer todos a bom porto. 


Semana da Leitura


De 25 de  fevereiro  a 1 de março decorreu  no nosso agrupamento a   Semana da Leitura, este ano subordinada ao tema “ O mar”, cujo objetivo foi mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
Assim, ao longo da semana mergulhamos nas palavras e deixámo-nos numa  maré de leitura , deixando que as ondas rolassem livremente pelas páginas dos livros.
 A BE-A preparou-se  a rigor, apelando à leitura no fundo do mar , ou surfando a onda de leitura, não faltando para  isso várias pranchas de  surf  e até  o G. Ncnamara fez   questão de convidar para leitura. Do programa de atividades destacamos , a pausa de leitura, que envolveu todos os níveis de ensino, o concurso concelhio de  leitura, os pais surpreendem os filhos com leituras, essencialmente no ensino pré-escolar e 1º  CEB, leituras fora de portas e leituras surpresa em contexto de sala de aula.  Destacou-se ainda  a encenação da canção do mar de Dulce Pontes, pelos a unos do Clube de Expressão Artística e Musical, orientados pela professora Maria  José  Campos e o mergulhar nas palavras, atividade decorrida na piscina  de  Alhadas, liderada pelos professores Nuno Mendes e  Ricardo Gaspar. A semana não podia terminar da melhor forma, com uma onda de leitura, que fez circular por toda a comunidade escolar, a mensagem de  Fernando Pessoa  “Ó mar salgado”, iniciada pela  Bárbara do 8ºA e com a degustação de um requintado almoço pedagógico, servidos pelos alunos  da turma do CEF3SM, orientados pelos professores Ana Vitorino e  Pedro  Silva, levando  a poesia e o sabor do mar à mesa.
Ao longo da semana foram ainda distribuídos originais marcadores temáticos.

Resumo do que fizemos

sexta-feira, 1 de março de 2013

Bibliotecas de mãos dadas

Integrada no projeto “Vamos à Biblioteca” / “Bibliotecas de mãos dadas”, realizado em articulação com a  Biblioteca Municipal da Figueira da  Foz, vieram  à biblioteca , no dia 15 de fevereiro, os alunos do JI de Maiorca e do 1º ano da escola EB1 de Maiorca.  Os alunos foram rececionados  com uma peça de fruta oferecida pela  BE-A, sensibilizando , desta forma, para o consumo regular da fruta,  e com a leitura interativa  de “Olá, eu sou um livro”, de Rui Grácio. Um  livro triste que ficou esquecido numa prateleira, não podendo partilhar com os leitores  a sua história e  as suas coloridas ilustrações, convencendo a Emília  a entrar nas suas páginas, acabando por fazer uma amiga que o levou consigo para casa. No final todos foram  os alunos e professores foram presenteados com uma surpresa, que assinalou a sua passagem pela BE-A
O evento decorreu de acordo com o planificado e todos os alunos se envolveram entusiasticamente na atividade, mais  uma  iniciativa  de promover  a leitura e fidelizar utilizadores  à biblioteca.