domingo, 29 de setembro de 2013

Clubes dinamizados pela BE-A

Não percas a oportunidade, inscreve-te já.
Para mais informações dirige-te à BE-A.

CONTAMOS CONTIGO

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O autor do mês

Painel do autor do mês, na BE-A.


Autor do mês

Manuel  Alegre foi escolhido para figurar no placard do autor do mês de setembro.


Manuel Alegre de Melo Duarte, nasceu em Águeda a 12 de maio de 1936.
Personagem de fortes convicções cívicas e luta por ideais político-sociais herdados da matriz familiar. Desde jovem que abraçou a causa da democracia, num país que respirava ditadura e opressão. A oposição evidenciada ao regime salazarista e à guerra colonial, valeu-lhe uma forte repressão política que o tentou silenciar e controlar com a prisão e o exílio, mas nem mesmo assim se vergou, antes pelo contrário, empenhou-se em iniciativas de resistência a partir do exterior.
Após a revolução de 25 de Abril de 1974 regressa a Portugal e adere ao partido Socialista. Ocupa entretanto vários cargos políticos, envolvendo-se numa cidadania ativa e interveniente que lhe permitiu lutar, ao longo dos anos, pelos seus ideais, sempre fiéis à Liberdade.
Soube conciliar a vida política com a envolvência cultural, o que fez dele uma personagem multifacetada.
Assume-se como uma pessoa desprendida, inclusivamente pela maioria dos bens materiais, deste rol ficam de fora a caça, a pesca, os espaços, sítios, lugares e recantos que o marcaram, a família e os amigos.
Autor de uma vasta obra poética e de alguma ficção, grande parte representada em antologias. O seu trabalho como escritor foi já, por diversas vezes, galardoado: o Prémio de Literatura Infantil António Botto, em 1998, por As Naus de Verde Pinho; o Prémio da Crítica Literária e o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, em 1998, por Senhora das Tempestades; o Prémio Pessoa, patrocinado pelo Expresso, pela Obra Poética, editada em 1999; e o Prémio Fernando Namora, em 1999, por A Terceira Rosa.
Tem edições da sua obra traduzidas em italiano, espanhol, alemão, catalão, francês, romeno e russo e tem sido objeto de estudo de teses de mestrado e doutoramento em várias universidades nacionais e estrangeiras.
As suas experiências de resistência, prisão política, guerra colonial e exílio marcaram indelevelmente uma escrita poética de denúncia
A sua poesia foi e é um hino à Liberdade e, talvez seja por isso que é lembrada por muitos resistentes que lutaram contra a ditadura. É considerado o poeta mais cantado pelos músicos portugueses.
Acredita no valor da poesia, «Mas como ritmo, como música interior, canto e encanto, encantação, exorcismo, uma forma de relação mágica com o mundo». Com o mesmo sentido referiu também que : «Escrita e vida são inseparáveis. Embora eu entenda a poesia como experiência mágica, algo que está aquém e além da literatura».

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A importância da biblioteca


«As bibliotecas ajudar-te-ão mais em épocas sem dinheiro do que o dinheiro te ajudará em épocas sem bibliotecas»

Cartaz afixado na Biblioteca Pública de Whitefish, em Montana, nos EUA.
 
No Egito, as bibliotecas eram chamadas "Tesouro dos remédios da alma". De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.»

Jacques Bossuet

Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come.»

 Victor Hugo

É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros.»

                                                           Bill Gates

Trocar é o que está a dar


A Biblioteca Escolar de Alhadas, na continuidade da iniciativa implementada no ano letivo anterior, está a promover a recolha de livros escolares usados, adotados no agrupamento, a fim de dinamizar um banco de livros.
Atendendo à conjuntura socioeconómica que atravessamos, a iniciativa visa a (o) partilha/empréstimo, dos referidos manuais, por todos os alunos do agrupamento. Deste modo, pretendemos sensibilizar alunos, pais e encarregados de educação, para entregarem os manuais dos anos anteriores, que já não utilizam, podendo também beneficiar desta iniciativa, acedendo ao banco de livros quando necessitarem.
A iniciativa está a ter bastante recetividade, sobretudo junto dos alunos do 2º ciclo, tendo sido entregues muitos manuais do 5 e 6º ano.
A solicitação deste apoio, também tem sido grande, contudo nem sempre é possível responder aos pedidos referentes a manuais de 8º e 9º ano.
 

Todos podemos ser bons alunos


Marcador de livros oferecido pela BE-A, no dia da receção aos alunos do 5ºano que foram conhecer a biblioteca.
Instrumento de trabalho com algumas sugestões para se poder ser um bom aluno.

Não há impossíveis, há dificuldades. as dificuldades ultrapassam-se com esforço, responsabilidade e perseverança.

Uma janela aberta para o saber



Em articulação com as coordenadoras dos diretores de turma, 2º e 3º ciclo, a BE-A participou na receção aos novos alunos, pela primeira vez nesta escola.
Todas as turmas do 5º ano passaram pela biblioteca acompanhados pelo diretor de turma ou secretário, conheceram o espaço e ficou a promessa de uma segunda visita, mais demorada, para se inteirarem do funcionamento e sistema de arrumação.
Apesar dos muitos afazes planificados para a manhã, ainda houve tempo para uma pequena conversa sobre a importância da biblioteca escolar, da qual se concluiu que a biblioteca é uma janela aberta para o conhecimento.
escolar que vão iniciar.E, como todos os que frequentam a biblioteca ficam sempre a ganhar… a biblioteca deu as boas vindas, presenteando todos os alunos, com um marcador de livro, muito especial, que ensina como ser um bom aluno e um jogo, um quantos queres, para melhor se integrarem nesta etapa escolar que vão iniciar.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

É bom regressar às aulas


Recomeço

Estamos de volta e com novas propostas de trabalho.
Contamos com a colaboração e sugestões de todos.
Bom ano letivo para toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Figueira Norte são os votos da equipa da BE-A.