quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Boas Festas

A equipa da BE-A deseja a todos os utilizadores e colaboradores um Feliz  Natal e um 2015 repleto de  leituras e felicidade.
A BE-A agradece  à colega Luísa Ferreira a execução do postal de boas festas.

O Quotidiano das Trincheiras- Palestra



 Integrado na comemoração do centenário da 1ª Guerra Mundial, a Biblioteca Escolar de Alhadas promoveu, no dia 15 de dezembro, uma palestra intitulada “O Quotidiano das Trincheiras” direcionada para os alunos do 9º ano.
O palestrante, Dr.º Manuel Mesquita, investigador da temática relacionada com a participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial, envolveu os alunos e levou – os a  embarcar numa viagem ao passado, mostrando-lhes o inferno em que se transformou a vida de tantos jovens soldados portugueses que embarcaram para a Angola/Moçambique ou Flandres para defender os interesses territoriais e valores democráticos ameaçados pela Tríplice Aliança durante a 1ª Guerra Mundial.
 Com uma eloquência adequada ao público-alvo, sem nunca descurar o aspeto cientifico, o Dr.º Manuel Mesquita conseguiu interagir com os alunos que facilmente se imaginaram no cenário de guerra, nos quartéis de lama, nos buracos de toupeira ou sob o brasido de um sol escaldante. Nele se convivia diariamente com a morte que espreitava a cada instante pelo fogo inimigo, pelos gases tóxicos que asfixiavam ou pelas doenças, provocadas pelas péssimas condições sanitárias e alimentares em que se vivia. O orador ilustrou com vários documentos o quotidiano das trincheiras, com destaque para as condições de alojamento, de higiene, de alimentação, entre outros.
A atividade teve como objetivo conhecer factos da história nacional e internacional, reforçar a identidade nacional e o espírito crítico, motivar para o estudo da disciplina de História e consolidar conhecimentos adquiridos.







terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Rota das Bibliotecas

 Integrado na comemoração do Dia Mundial das Bibliotecas Escolares (outubro) o Grupo de Trabalho Concelhio das Bibliotecas Escolares, em articulação com a Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, organizou uma visita de estudo à Biblioteca Joanina- Coimbra para todas as Escolas/Agrupamento do concelho, em autocarro disponibilizado pela autarquia. Neste sentido no dia 12 de dezembro coube a vez do nosso Agrupamento. Participaram alunos da Escola Cristina Torres e Pintor Mário Augusto, desta escola  estiveram envolvidos algumas alunas do 9º G e a turma do 7º D, acompanhados pelas docentes Natércia Rasteiro (professora bibliotecária) e Carla Bento.
A visita resultou numa tarde repleta de aprendizagem, entusiasmo e convívio entre as duas escolas do Agrupamento.







Apanhados a ler

No âmbito do concurso fotográfico "Apanhados a ler" dinamizado durante o primeiro período reparem quem foi apanhado a ler. Para a próxima  vais ser tu! O repórter  Alhadinhas aparece quando menos se espera e anda disfarçado .






OH, OH, OH, O Pai Natal já foi à BE-A

 O Natal está mesmo a chegar !
  Como o Pai Natal tem muitas prendas para entregar, e com receio de se atrasar, começou  mais cedo a sua missão.
 Consultou a lista e logo no início estava a BE-A e foi por aí que começou...
 A BE-A ficou muito contente com a visita do Pai Natal, agradeceu  a prenda e prometeu que  durante o ano vai continuar  a portar-se bem para ser merecedora de  tão grande recompensa.
 OBRIGADA PAI NATAL.




Em peregrinação com o cavaleiro – da Dinamarca à Terra Santa

No âmbito do estudo da obra O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner, os professores da disciplina de Português da E.B. 2/3 Pintor Mário Augusto, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, envolveram e responsabilizaram todos os alunos do 7º ano (das turmas D a G) na elaboração de trabalhos para a exposição intitulada “Em peregrinação com o cavaleiro – da Dinamarca à Terra Santa.”; a expo encontra-se no hall principal da escola PMA e pode ser vista de 15 de dezembro a 9 de janeiro.
Em viagem no tempo e no espaço com o Cavaleiro, os jovens organizaram um grande placard com a informação relevante que foram recolhendo ao longo do percurso. A saber: para além da biografia da autora, não faltaram os dados dos países por onde o Cavaleiro passou; as tradições natalícias dinamarquesas (com excertos que do Natal em casa do Cavaleiro), contrapostas com as tradições portuguesas e a simbologia de alguns elementos. Motivados pela viagem literária, os discentes fizeram ainda um breve relato da viagem em verso – quadras.
A atividade dirige-se à comunidade escolar, que terá a oportunidade de relembrar alguns aspetos a propósito de O Cavaleiro da Dinamarca e de avaliar a exposição produzida.
 
 
 
 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Melhor leitor da BE-A

  A  Rita  Figueiredo , aluna do 7º D, foi a melhor leitora do 1º período com 31 livros lidos.


Geonotícias

 O clube de Geografia, orientado pela professora Carla Bento, em articulação  com a  BE-A, está a dinamizar o placard "Geonotícias" cujo objetivo é  a divulgação de notícias alusivas a acontecimentos da atualidade, no âmbito das temáticas abordadas na disciplina de Geografia.
Em estaque está o vulcão da ilha do Fogo- Cabo Verde.
As pesquisas  são feitas com o apoio da BE-A e dos alunos monitores.
 
 
 

O Natal já chegou à BE-A

O Natal já chegou à BE-A!
A árvore de Natal dos escritores e dos livros já foi feita


 os pais natais andam por todo  o lado, a verificar quem lê mais,


os presentes  já estão embrulhados e a poesia  está em destaque.




 
APROVEITEM!
 


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Histórias para ler e contar na noite da consoada

A BE-A, em articulação com a professora de Português Clara Ligeiro, festejou o Natal, na biblioteca, com uma atividade denominada “Histórias para ler e contar na noite da consoada”. A iniciativa consistiu numa simulação dos festejos e preparativos da noite da consoada.  Para a festa, foram convidados os alunos do 5º A recebidos em ambiente familiar pela avó Dinita que, mal os viu entrar exclamou com muita satisfação:- "Já chegou a nossa família!"
Esperava-os uma lareira quentinha e uma animada noite de Natal, com música, muita conversa e outras tantas histórias, apresentadas pela equipa da BE-A


 e pelos próprios alunos.


A mesa da consoada estava recheada de saborosas e gulosas iguarias, próprias da quadra, (só faltou mesmo o perú e o bacalhau) trazidas pelos alunos e confecionadas pelas mini chefs Beatriz  Gaspar e Carolina Ferreira, do 7º E

 que  se disponibilizaram a preparar , seguindo todos os preceito do texto instrucional, bolinhos de coco natalícios, na versão natural  e na versão aroma de limão, polvilhados de neve, que ficaram muito saborosos e  do agrado geral. Houve até quem pedisse a receita! 


A atividade envolveu também os encarregados de educação, que confecionaram as iguarias, a quem, desde já, se agradece a colaboração.

O Natal da BE-A contou ainda com a animação dos alunos do 6º B, que apresentaram trechos musicais alusivos à quadra natalícia e canções coreografadas com acompanhamento de flautas,





 sob orientação das docentes de Educação Musical: Cristina Mendes e Margarida Amaral.

O grupo, com as vozes e os acordes muito bem afinados, anunciaram a chegada do Natal por todo o espaço escolar entoando com entusiasmo, alegria e profissionalismo as suas melodias. Presenteando, desta forma, toda a comunidade educativa, que não lhes poupou merecidos aplausos.