"Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é muito pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro."
(José Saramago)
(José Saramago)
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas em articulação com a Biblioteca Escolar comemorou o Dia Internacional da Tolerância. A data foi assinalada com várias actividades. Entre elas destaca-se a realização de uma palestra interactiva realizada na Biblioteca Escolar cujo objectivo foi orientar a reflexão dos alunos sobre o conceito de tolerância e a relação com as situações reais marcadas por exemplos de intolerância. Deste trabalho resultaram “Os 10 mandamentos da tolerância”. Com os quais os alunos fizeram desabrochar a “Árvore da Tolerância”, também exposta na Biblioteca Escolar.
No sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a importância das atitudes e valores, tantas vezes esquecidos ou omitidos, subjacentes ao evento foram expostas várias mensagens alusivas à necessidade e urgência de comportamentos tolerantes no mundo actual e distribuídos postais ilustrados com o mesmo teor informativo.
No refeitório, decorado para o efeito, não faltou a “Mesa da solidariedade” a “Mesa da partilha”, a “Mesa da aceitação”, entre outras e uma ementa semanal a condizer, constando do menu o peixe grelhado acompanhado de salada pluralista, o lombo assado com espirais de solidariedade, o rancho partilhado, o caldo fraterno de galinha, a fruta em união, os doces afectos, entre outras saborosas iguarias.