S. Valentim é o Santo, reconhecido pela Igreja Católica, associado ao Dia dos Namorados. Valentinus, bispo romano, viveu no séc. III e opôs-se às ordens do Imperador Cláudio II que proibira a realização de casamentos de jovens, pretendendo deste modo facilitar o alistamento militar e formar um grande exército totalmente votado ao exercício bélico. Discordando desta decisão imperial, desobedece e continua, secretamente, a celebrar o matrimónio entre jovens amantes. A ousadia valeu-lhe a prisão e a morte por decapitação, em 14 de Fevereiro de 270. Durante o cárcere foi visitado, sobretudo, por jovens apaixonados como forma de reconhecimento à sua actuação em prol do amor.
A Biblioteca Escolar de Alhadas prestou também a sua homenagem ao defensor do amor e a todos os apaixonados. Para o efeito, foram dinamizadas várias actividades das quais se realçam: Um concurso de expressão escrita “ Quando Estou Apaixonado(a)”; entrega de missivas de amor/amizade; “O Amigo Secreto”, uma exposições temática intitulada “Amores que a Literatura Imortalizou” e passatempos diversos.
A comemoração culminou com um lanche romântico na Biblioteca Escolar, servido pelos alunos do Curso de Educação e Formação da turma CEF3Serviço de Mesa. Para além da degustação das doces iguarias saborearam-se as palavras, através da declamação de poemas de amor, pelo professor Fernando Romeiro, acompanhados por trechos musicais executados pela professora Maria José Campos e pela aluna Maria Inês, do 6º ano, turma B. Animaram ainda o evento os alunos do 6º B, pertencentes ao Clube Dramático e Musical, e alguns alunos do 6º E.