A Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas abre as portas ao Museu Municipal Santos Rocha
De 18 a 21 de outubro esteve patente, na biblioteca escolar de Alhadas, uma exposição de artefactos pertencentes ao período do Paleolítico e Neolítico, numa iniciativa da biblioteca escolar em articulação com o departamento de Ciência Sociais e Humanas.
Tratou-se da recetividade a um meritório projeto dinamizado pelo Museu Municipal Santos Rocha, cujos objetivos pretendem divulgar o espólio do museu, permitir o contacto direto com os artefactos, apoiar a prática pedagógica, estimular o interesse pela museologia e fidelizar visitantes.
A atividade, aberta à comunidade educativa, foi direcionada para os alunos dos 5º e 7º anos de escolaridade e integrou-se nos conteúdos programáticos da disciplina de História e Geografia de Portugal e História, respetivamente.
A exposição contou, ainda, com a presença da Drª Virgínia Espadinha, responsável pelo serviço educativo deste museu e da Drª Sónia Pinto, arqueóloga na mesma instituição, que deram uma lição de História à pequenada, levando-os a embarcar na máquina do tempo e a contactar diretamente com os primórdios da história da Humanidade, com destaque para uma paragem na estação arqueológica local – dólmen das Carniçosas.
Projetos desta dimensão são de louvar, não só pelo caráter inovador, mas também pelo apoio que fornecem à prática pedagógica. A Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas continua de portas abertas para receber este tipo de iniciativas, pelo contributo que dão à prática educativa e, em especial, à motivação pelo estudo da disciplina de História.