Já podemos folhear o Alhadinhas e recordar as atividades que se foram dinamizando ao longo do 1º período.
Um espaço de aprendizagem e de partilha Um meio ao serviço das literacias da informação
domingo, 9 de dezembro de 2012
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
Dia Nacional do Pijama
Para saber mais sobre a comemoração do Dia Nacional do Pijama.
A BE-A, em articulação com o JI d Cova da Serpe colaborou na dinamização das atividades.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Dia Mundial da Tolerância- 16 de novembro
“A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos toda uma porção de erros e fraquezas.’’
(Voltaire)
A BE-A, em articulação com o DCSH, comemorou o Dia Internacional da Tolerância, de 16 a 23 de novembro. Das atividades constaram: apresentações interativas na BE-A, passagem do vídeo “O Rapaz do Pijama às Riscas”, exposições temáticas com trabalhos realizados pelos alunos e um painel de escrita criativa intitulado “Painel da Tolerância”
Para a concretização destas atividades solicitou-se a colaboração dos diretores de turma, docentes de Português e docente de EMRC, na motivação das suas turmas para a redação de uma frase sobre a tolerância. As mesmas foram entregues na BE-A, ao longo da semana, que as divulgou no “Painel da Tolerância”. Foi votada pela comunidade educativa a frase que melhor definiu o sentido da tolerância.
Foi também distribuída pela BE-A a “Prece sobre a tolerância”, da autoria de Voltaire, para ser lida e analisada, no âmbito das referidas aulas.
A BE-A agradece a recetividade e a colaboração de todos.
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
Comemoração do Dia de S. Martinho
-->
-->
-->
A Biblioteca assinalou o Dia de S. Martinho distribuindo junto da comunidade educativa os tradicionais cartuchos de jornal, contando com a colaboração eficiente dos alunos do 8º D, Adriana, Mendes, João Canoso e Maria Caixeiro. Mas, para espanto dos felizes contemplados, em vez das esperadas, “quentes e boas e a estalar”, castanhas , estavam vários documentos que versavam temáticas diversificadas: a lenda de S. Martinho, uma biografia, provérbios, poemas, curiosidades, receitas com castanhas…Uma forma diferente de degustação. Se a castanha alimenta o corpo, o saber distribuído dentro do cartuchinho alimentou a criatividade e fortaleceu o espírito .
Os alunos do 7º C, acompanhados pela docente de Língua Portuguesa, Margarida Figueiredo, foram à BE-A comemorar o S. Martinho levaram uma quadra e receberam um presentinho.
O dia de S. Martinho
É um dia a não esquecer
Na nossa biblioteca, com carinho,
Um miminho vamos receber
Alunos do 7º C
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Ai que susto!...
A BE-A em articulação com as professoras que dinamizam o clube de Inglês, comemorou o Dia das Bruxas. A biblioteca estava assustadoramente decorada para o evento e a estante dos “Livros do Momento” expôs e divulgou a bibliografia necessária à realização de trabalhos sobre a temática.
Os alunos ,inscritos no Clube de Inglês, realizaram vários trabalhos de pesquisa sobre a tradição do Halloween que divulgaram junto da comunidade escolar, num assombroso painel temático .
O ponto alto da comemoração, que envolveu toda a comunidade educativa foi a exposição/concurso, na BE-A, de abóboras decoradas.
Os participantes empenharam-se na realização destes trabalhos, quer do ponto de vista técnico, quer em criatividade que dificultou o trabalho do júri, quando teve que selecionar e premiar os melhores.
Os felizes contemplados receberam, como prémio, um livro, oferecido pela BE-A.
Todos os participantes estão de parabéns !
Restaurante "O tempero das palavras"
Integrado na comemoração do mês das Bibliotecas Escolares , a BE-A dinamizou uma atividade intitulada “Restaurante “ O Tempero das Palavras” a iniciativa teve como principal objetivo a divulgação do acervo bibliográfico, das várias classes da CDU, a promoção da leitura e a fidelização de utilizadores.
Para a inauguração do restaurante foi convidada a turma do 7º B, acompanhada pela diretora de turma Drª Adelaide Querido e o serviço esteve a cargo dos alunos da turma do CEF SM.
A ementa incluiu três entradas ( salada com quadradinhos de emoção, cocktail tradicional e jotas com molho picante) três sopas (sopa quatro surpresas, creme da amizade, e caldinho TOP+) , três pratos (Medalhões de porco aventura, Peixe à Stilton e Enigmas de massa chavinhas) e três sobremesas (Doçuras artísticas, Sabichões caramelizados e doce cinco sabores), Os comensais seguiram o cardápio com desconfiança, mas acabaram por saborear uma refeição especial, deixando as suas impressões numa ficha de degustação. No final veio a conta , uma conta também ela especial, a convidar qualquer um, por este preço, a almoçar ou jantar todos os dias fora de casa. A conta acabou por ser paga em pontos, através de um cheque concebido para o efeito.
No final todos perceberam que a leitura é para ser degustada e que as opções do cardápio , neste restaurante, são diversificadas , tipo self-service , onde cada um pode fazer as suas combinações. Com a certeza que todos os dias há um ingrediente diferente à espera de ser descoberto e degustado.
Se eu fosse um livro
Integrado na comemoração do mês das Bibliotecas Escolares- outubro, a BE-A dinamizou um conjunto de atividades diversificadas, das quais se destaca a apresentação do livro de José Jorge Letria, Se eu fosse um livro, adquirido recentemente pela Biblioteca Escolar. Os alunos do 5º A e do apoio educativo, acompanhados pelos professores , deslocaram-se à BE-A, onde foram questionados com a questão “Se eu fosse um livro” depois de pensarem um bocadinho. Os resultados foram surpreendentes! No final leram-se algumas páginas do referido livro e confrontaram-se opiniões.
A comemoração incluiu ainda apresentações interativas, vídeos, música, com destaque para o Baile da Biblioteca, dos Cabeça no Ar e Gotta Keep Reading, e muitas leituras.
Se eu fosse um livro não gostava de ficar esquecido na prateleira da biblioteca e ver os meus colegas PCs com mais amigos do que eu.
Se eu fosse um livro queria ser lido como quem come chocolate, devagarinho , como se as minhas páginas fossem pedacinhos de doçura.
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Dia da Alimentação - 16 de outubro
A BE-A comemorou o Dia Mundial da Alimentação com leituras.
A convite da BE-A os alunos, do 5º ano, deslocaram-se à biblioteca escolar , onde lhes foi apresentado o livro A que sabe esta história, de Alice Vieira.
A atividade consistiu em mais um episódio da "Hora do Conto", neste contexto os alunos tiveram oportunidade de ler e ouvir ler algumas das histórias da referida obra, adquirida recentemente pela BE-A.
A leitura terminou com a degustação de um "miminho" oferecido pela biblioteca.
TOP10 -Mais belos castelos de Portugal
A BE-A, em articulação com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, comemorou no dia 7 de outubro, o Dia Nacional dos Castelos.
A atividade consistiu na seleção, pelos alunos, dos 10 mais belos castelos de Portugal. As fotografias dos mesmos, bem como a respetiva localização geográfica, foram afixadas num painel e solicitado à comunidade educativa que votasse no mais belos castelo, dos dez a concurso.
A vitória foi para o castelo de Montemor-o-velho, com 1o1 votos.
Posteriormente organizar-se-á uma visita de estudo ao referido castelo.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Dia do Professor
A BE-A assinalou o Dia do Professor e enviou a todos os colegas uma mensagem de reconhecimento pelo mérito com que desempenham a sua missão educativa.
Dia do Animal- 4 de outubro
Integrado no projeto " A Biblioteca vai ao Jardim de Infância", a BE-A comemorou no dia 4 de outubro o Dia do Animal.
A Té, enviada pela BE-A, passou a tarde, por sinal muito bem passada, com os meninos do JI de Maiorca e através do diálogo, dos passatempos, das histórias e das canções, verificou, com muito agrado, que estes meninos gostam muito de animais e sabem bem tratar deles. Até receberam um diplomar a certificar a sua sabedoria !
A Té, enviada pela BE-A, passou a tarde, por sinal muito bem passada, com os meninos do JI de Maiorca e através do diálogo, dos passatempos, das histórias e das canções, verificou, com muito agrado, que estes meninos gostam muito de animais e sabem bem tratar deles. Até receberam um diplomar a certificar a sua sabedoria !
A Té levou o seu animal de estimação, o Bily,um porquinho da índia, que, de imediato cativou a pequenada, e apresentou também o Sebastião, um cão muito bonito e inteligente, mas só através do seu Bilhete de Identificação, pois o Sebastião, nesse dia tinha, ido a uma manifestação canina para comemorar o seu dia e ao mesmo tempo lutar pelos seus direitos, infelizmente , ainda não aplicados por toda a gente.
Apesar do tempo passar muito depressa, ainda houve tempo para a leitura de alguns poemas dedicados aos animais escolhidos pelos alunos, retido do livro de Luísa Ducla Soares, O canto dos bichos.
Os encarregados de educação não foram esquecidos e , para eles a Té
enviou um "recado" com algumas dicas para serem bons tratadores.
A atividade abriu o apetite e no final acabámos a comer línguas de gato, servidas num prato em forma de peixe.
A atividade abriu o apetite e no final acabámos a comer línguas de gato, servidas num prato em forma de peixe.
Para os alunos do 2º e 3º ciclo foi apresentado um powerpoint interativo sobre os direitos dos animais seguido de um pequeno debate sobre cuidados a ter com os animais e respetivos direitos.
Havendo também o pretexto para o reconto de histórias tradicionais e leitura de poemas sobre animais.
Eis alguns exemplos:
Xadrez
É branca a gata gatinha
É branca como farinha.
É preto o gato gatão
É preto como o carvão.
E os filhos, gatos gatinhos,
São todos aos quadradinhos.
Os quadradinhos branquinhos
Fazem lembrar mãe gatinha
Que é branca como a farinha.
Os quadradinhos pretinhos
Fazem lembrar pai gatão
Que é preto como carvão
Se é branca a gata gatinha
E é preto o gato gatão,
Como é que são os gatinhos?
Os gatinhos eles são,
São todos aos quadradinhos.
Uma perfeição de cão
Conheci um cão
Que falava
Que escutava
Que cantava
Que brincava
Que ladrava
Que fazia o pino
E que era um grande dançarino.
Que falava
Que escutava
Que cantava
Que brincava
Que ladrava
Que fazia o pino
E que era um grande dançarino.
Que jogava à bola
Que perdia
Que ganhava.
Que estudava
E que andava
Comigo na escola.
Que perdia
Que ganhava.
Que estudava
E que andava
Comigo na escola.
E que tal?
Era ou não
Uma perfeição de cão?
Era ou não
Uma perfeição de cão?
Não acreditam?
Fazem mal.
Era um cão
De imaginação…
Fazem mal.
Era um cão
De imaginação…
Subscrever:
Mensagens (Atom)