sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vamos jantar com o rei


 Integrado no projeto a Biblioteca vai ao Jardim de Infância, a BE-A deslocou-se ao JI de Santana e foi surpreendida por uma corte bastante animada e muito interessada em  aumentar os seus conhecimentos sobre a vida  quotidiana da realeza  medieval.
Assim, fizeram uma viagem ao tesouro do rei, recordaram, através do contacto com modelos inspirados no original, o armamento utilizado na guerra.: lanças , espadas  bestas, catapultas, arietes… e acabaram por ser convidados para a mesa do rei. Conheceram o tipo de alimentos  consumidos pela realeza e concluíram que muitos dos alimentos que  hoje  estão presentes nas nossas refeições, eram totalmente desconhecidos do rei, pois  eram oriundos de terras , que ainda não tinham sido descobertas. Concluíram  que o rei não praticava uma alimentação saudável, pois, comia mais carne do que peixe, comia pouca  fruta, não comia saladas, só  comia  duas vezes por dia, não bebia  muita água, não bebia  leite. Por isso  ficava doente, obeso e  vivia menos anos.
Depois da "refeição"  escutou-se e cantou-se  a canção "Era uma vez um rei com uma  grande barriguinha" e ouviu-se a história Do rei dos  Comilões , de António Torrado e com grande entusiasmo declamou-se o poema do  castelo de  castelo , de Luísa  Ducla Soares, onde o rei comia torradas.
Depois do banquete  com o rei , foi a vez da diversão,  recordaram-se os  torneios, os jogos, a música, a poesia do rei D. Dinis e para terminar em beleza  fez-se um baile  de gala, cujo objetivo foi determinar quem se sentava   no trono real e passava  a reinar naquela corte.
A rainha , coroada pelos seus súbditos, rainha das biblioteca, despediu-se da  sua recém– formada ,corte com um compromisso de fidelidade e de colaboração , sob juramento de honra de todos os  vassalos.