Numa articulação entre a BE-A e a Biblioteca Municipal da Figueira da Foz , no dia 13 de maio, os alunos do curso CEF3 SM, orientados pela professora Margarida Amaral, deslocaram-se à Quinta Pedagógica de Tavarede a fim de confecionarem a conhecida sopa gandaresa, na tradicional panela de ferro de três pés e sobre o lume. A sopa foi acompanhada por um saboroso e saudável naco de broa cozida no forno local.
Mas uma saborosa, saudável e nutritiva sopa, teria que ser degustada. Foram convidados, como provadores oficiais, os alunos do 4º ano da EB1 de Maiorca que, desta feita, tiveram uma manhã bem passada, repleta de aprendizagem e diversão. Além de acompanharem o processo de fabrico da broa, da gamela ao forno, tiveram ainda oportunidade de colocar as mãos na massa. Seguiu-se a motivação para a importância do consumo da sopa na alimentação saudável, proferida pela professora Margarida Amaral, uma visita à quinta, com direito a plantação de couves e alfaces e a um passatempo “A que sabe aminha sopa”.
A BE-A distribuiu folhetos informativos alusivos à sopa, marcadores de livros com provérbios referentes ao consumo da sopa e uma pequena brochura sobre a história e receita da sopa da pedra.
Uma experiência a repetir!
Atividade integrada nas iniciativas da candidatura de
Portugal à Dieta Mediterrânica.