segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O Livro Objeto


Richard Towers, pseudónimo de Martinho Torres, escritor, criador, autor, e editor, esteve na nossa escola no dia 15 de novembro, para partilhar connosco a sua obra e a sua criação. É reconhecido como uma das cinco melhores ideias nacionais no campo da inovação o que o distinguiu como um dos mil portugueses mais promissores e engenhosos da atualidade.
 Cedo sentiu o apelo dos livros e da importância da leitura, pois, como afirmou, somos aquilo que lemos, e chegou ao mundo da escrita pela mão da música ou melhor da composição musical que também desenvolveu.
Já foi professor de Português e Francês, tendo lecionado durante alguns anos, mas preferiu outras artes para a se realizar e expressar a sua vocação de artista. Dedicou grande parte da sua vida à música, mas a escrita é a sua atual ocupação, tendo já publicado vários livros.
 




Apesar do mérito como criador teve que enfrentar obstáculos, desilusões, mas a força, o querer, a tenacidade fizerem com que não desistisse, superou-os e acabou por realizar os seus sonhos. Provando que não há impossíveis, apenas dificuldades, mensagem que procurou transmitir aos alunos.
Desenvolveu um novo conceito de livro, o livro- objeto. O seu olhar perspicaz e criativo leva-o a olhar para as coisas/objetos, encontrar um tema de escrita, conceber um livro e ao mesmo tempo dar-lhe a utilidade que o objeto representa. Dentro desta linha de inovação já publicou três livros, na Neoma Produções, de que é proprietário, O Tempo deu vida ao livro- relógio, Reflexos, ao livro-espelho e O Desafio, ao livro- xadrez, mas uma vasta produção já se encontra em linha de espera.
De uma forma simpática, simples e bem-humorada soube cativar e envolver a plateia que assistiu entusiasmada à sessão, interagindo com o orador com leituras de excertos das referidas obras, que Richard Towers acompanhou com os acordes da viola.
A concluir, pelo interesse demonstrado pela obra literária apresentada, a leitura está garantida.