sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Campeonato Interno da Língua Portuguesa



No dia 26 de fevereiro, às 10h 15m, decorreu na BE-A o Campeonato Interno da Língua Portuguesa. Este campeonato foi dinamizado pelos professores de Português do 9º ano, os quais tiveram a seu cargo a seleção de três alunos da cada turma do já referido ano de escolaridade.
            A prova decorreu, num ambiente de muita concentração e animado pela disputa da melhor pontuação, pautada por uma melodia suave que, em simultâneo, conduziu à tranquilidade e à reflexão necessárias.
            Pretendeu-se com esta atividade sensibilizar para a importância do património linguístico e estimular, nos alunos do AEFN, o gosto pelo conhecimento nos domínios: leitura, escrita, gramática e educação literária – razão pela qual este campeonato teve lugar também, em simultâneo, na Escola Secundária c/ 3º CEB de Cristina Torres.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Bibliotecas de Mãos Dadas

A convite da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, em articulação coma  BE-A, os alunos foram novamente presenteados com uma deslocação a esta instituição com a participação em atividades bastante enriquecedoras, associadas ao aspeto lúdico, ingrediente  fundamental que agradou a todos os participantes.

Os alunos do 8º G participaram num workshop sobre  e-books., acompanhados pela professora Aldina Cardoso


 
 
Os alunos do 7º  E   beneficiaram de uma visita  guiada ao Museu de Arqueologia, consolidando e sistematizando conteúdos programáticos da disciplina de História, acompanhados pela professora Fátima Monteiro e  Natércia Rasteiro.


 
Para o Núcleo Museológico do Mar, também com direito a visita  guiada foram os alunos do 8º D, acompanhados pelo professor Henrique  Marques.
 
 


 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Tertúlia de Sabores


No dia 19 de Fevereiro, pelas 16 horas e 30 minutos teve lugar uma atividade, integrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, dinamizada pela Biblioteca Escolar da Escola Básica 2, 3 Pintor Mário Augusto e pela editora Bruaá, na pessoa do editor Miguel Gouveia.

Tertúlia de Sabores foi o nome dado a esta atividade que contou com a participação dos professores do 1º ciclo e do pré-escolar do AEFN e que, antes de mais, foi um encontro de colegas, de amigos, de gente que se interessa por livros e por leitura, de gente não enredada em estereotipias literárias, distorcidas e redutoras. Foi um encontro de profissionais da educação que se reuniram na biblioteca, espaço por demais adequado ao tema, porque se outrora as grandes discussões, os grandes encontros de intelectuais, os debates políticos se faziam nos cafés, espaço de sociabilização urbana por excelência, no séc. XXI a biblioteca e especialmente a biblioteca escolar terá igualmente a mesma função, um espaço dinamizador de aprendizagem, de espirito crítico, de informação transformada em conhecimento, em literacias da informação.

Tertúlia de sabores porque a leitura, o debate, as conversas são para serem saboreadas, degustadas sem pressas, com prazer e vontade de repetir e, se acompanhadas com uma chávena de chá, a simbiose é perfeita.

Este encontro foi muito importante para conhecer melhor a editora Bruaá, sediada na Figueira da Foz, que aposta na publicação de livros (texto e ilustração) de qualidade e na divulgação de autores de renome internacional, na área da escrita infantil.

Foi uma tarde muito interessante e instrutiva entre o bruaá dos livros, aquele ruidozinho tão gostoso e tão familiar, que ouvimos quando os folheamos e que sentimos como um abrir de portas. 






















segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dia dos Namorados


  Em articulação com o PES, a BE-A comemorou o Dia dos Namorados sob o tema aglutinador do agrupamento “ O amor é”. Para o evento a BE-A preparou-se a preceito, o amor andou no ar e não faltou  a reflexão “ O amor é , na biblioteca”. A atividade  integrou ainda apresentações interativas sobre a obra “O que é o amor “ de José  Jorge Letria, uma exposição de lenços de namorados, publicação de mensagens de amor  é ...e exploração de  trechos musicais alusivos ao tema, no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania. A comemoração incluiu ainda um  Peddy Paper, realizado em articulação com os docentes de Português , Fernando Romeiro e Margarida   Figueiredo, envolvendo as turma do 6º C, 7º E e F. O Peddy Paper teve como principal objetivo  a aprendizagem  de forma lúdica, o contacto com escritores e poemas de amor , o gosto  pela poesia   e o espírito de equipa.
 
 A principal tarefa era o preenchimento de  poemas  lacunares mediante uma lista de palavras fornecidas e colocadas estrategicamente em vários espaços escolares, de acordo comas pistas  e o roteiro fornecido.

Associada à comemoração esteve também  a participação  das  alunas que integram o Clube de Inglês  dinamizado pela professora Susana  Soares  que  executaram uns bonitos e coloridos corações  com mensagens de amor escritas em língua  inglesa.














 

 

Dia da Internet Segura


  Integrado no PAA  a BE-A  comemorou ,no dia 11  de fevereiro  o Dia  Europeu da Internet Segura em articulação com os professores de TIC e  docentes de Educação para a Cidadania– 3º CEB.

 A atividade integrou apresentações interativas na BE-A, e em sala de aula, sobre  segurança na Internet,  como pesquisar na Internet, como avaliar as páginas  Web e como evitar o plágio.

Durante a semana foram ainda  distribuídos ,na  comunidade escolar , folhetos informativos e marcadores. A iniciativa  será retomada ao longo do ano de modo  a abranger, se possível  todos os níveis de ensino : 2º/3º CEB.


1– Não utilizar o computador para prejudicar  terceiros.
2– Não interferir no trabalho informático de terceiros.
3– Não  vasculhar/violar ficheiros informáticos de terceiros.
4– Não utilizar o computador  para roubar.
5– Não utilizar o  computador para prestar falsos testemunhos.
6– Não utilizar ou copiar Software de modo ilegal (não pago).
7– Não utilizar recursos informáticos de terceiros sem autorização.
8– Não se apropriar do trabalho intelectual de terceiros (plágio é crime)
9– Pensar nas consequências sociais daquilo que se  escreve e publica.
10– utilizar o computador com respeito e consideração por terceiros.
 
(Instituto de Ética da Internet)
  Para saberes mais consulta os folhetos informativos , disponíveis na BE-A
 



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

La Chandeleur


C’est la fête de la lumière.
La Chandeleur veut dire le jour des chandelles.
Autrefois, on allumait des chandelles pour avoir de la paix et du bonheur dans sa maison.
Aujourd’hui, si l’on fait des crêpes le 2 février, c’est en souvenir d’une vieille coutume: on mangeait des crêpes qui ressemblaient à une Lune, la dernière nouvelle Lune de l’hiver, celle qui annonce le début du printemps. On faisait aussi un voeu pour avoir de bonnes récoltes.
On fait et on mange des crêpes pour s’assurer le bonheur et la prospérité tout au long de l’année.



Esta tradição francesa ancestral foi comemorada no dia 4 de fevereiro, na Escola Básica 2,3 Pintor Mário Augusto.
Na atividade, dinamizada pelas professoras de francês, Ana Lúcia Simões e Carla Sofia Antunes, participaram todas as turmas do 3ºCEB e a do CEF.
Na semana anterior, as turmas do 7ºano empenharam-se na realização de cartazes, devidamente ilustrados, que foram afixados por toda a Escola, para a divulgação da atividade.
No dia 4, professoras e alunos meteram as mãos na massa e confecionaram largas dezenas de crepes, recheados com chocolate e doce de morango, que fizeram a delícia de toda a Escola!
A verba auferida com a venda dos crepes vai ser entregue à professora de EMRC, Maria Manuel Encarnação, para ajudar a custear as despesas da atividade Mundo Aventura.
Aos artistas que conceberam e ilustraram os cartazes e aos cozinheiros que ajudaram as professoras, o nosso obrigado!       
                  
As Professoras de Francês,
Ana Lúcia Simões e Carla Sofia Antunes