sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Vamos ao teatro



No dia 27 de novembro ,os alunos das Escola EB1 de Alhadas  e EB1 de Santana assistiram, no auditório da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, a um espetáculo interativo e dinâmico  em Português e Inglês, intitulado John and the Enchanted Forest. 


 A representação foi da responsabilidade de Manuel Rodrigues, jovem figueirense, ator  e diretor da companhia de teatro Círculo de Giz. O convite foi feito pela Biblioteca Municipal, em articulação com  a BE-A, e os alunos deslocaram-se em transporte cedido pela autarquia.
Comentário dos alunos e professores participantes: Gostámos  MUITO

Comemoração do centenário da 1ª Guerra Mundial

 Integrada na comemoração do centenário da 1ª Guerra Mundial,  a Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, no âmbito do projeto "Bibliotecas de Mãos Dadas" , em articulação com a BE-A proporcionou aos alunos, 6º A/6ºD e Educação Especial- 8º G, a possibilidade de visitarem uma exposição fotográfica alusiva à participação portuguesa na  1ª Guerra Mundial e uma mostra de miniaturas de aviões do mesmo período. As imagens e as explicações  cativaram os alunos  e conseguiram  levá-los a viajar no tempo e constatar os horrores da guerra.





Mais uma aula de História  dada numa sala de aulas diferente, contactando diretamente com os documentos. Com destaque para a importância da fotografia e para a sua eficácia na preservação da memória.



Dia Mundial da Ciência-22 de novembro



Quando a Ciência e a Literatura se encontram…


A biblioteca escolar  comemorou o Dia Internacional da Ciência, em articulação com os docentes de Ciências Naturais do 2º CEB. A iniciativa teve como principais objetivos: refletir sobre a importância da ciência e dos investigadores, avaliar a situação da ciência em Portugal e motivar para o estudo e gosto pela investigação.

As atividades dinamizadas decorreram de 24 a 27 de novembro e  foram diversificadas. Destacamos: exposições temáticas, declamações de poesia de António Gedeão, em contexto de sala de aula, atividades de escrita criativa e apresentações interativas na biblioteca escolar.







O evento foi também realizado em articulação com as docentes Isabel Fernandes e Maria das Neves, da Escola EB1 de Alhadas. A atividade estendeu-se por duas sessões. Teve inicio com uma reflexão sobre a pertinência desta comemoração e continuou com  a leitura da lenda “O Castigo do sal”, retirado da obra “Lendas do mar”, de José Jorge Letria, dinamizada pela professora bibliotecária, e que serviu de motivação para a ida das cientistas à escola  para outras explicações, numa segunda sessão.









 Nesta segunda sessão, as cientistas Dr.ª Ana Rita Inês, docente de Físico-química e Dr.ª Carla Bento, docente de Geografia e dinamizadora do Clube de Geografia, 

explicaram e exemplificaram cientificamente porque é que a água do mar é salgada e como ocorre o fenómeno da cristalização do sal. Os alunos ficaram ainda a saber onde se localiza o lago mais salgado do Planeta - o Mar Morto- quais as suas características naturais e quais as atividades económicas que lhe estão associadas. 






As explicações satisfizeram a curiosidade da plateia que assistiu bastante atenta e interessada a todas as explicações.
As cientistas foram de tal forma eficientes e como não é todos os dias que se está "tucá, tu lá" com pessoas tão famosas, no fim ainda houve tempo para uma sessão de autógrafos, para mais tarde recordar e PROVAR  que tudo isto não passou de IMAGINAÇÃO.





sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Procura o rumo certo na BE-A

A exposição de rosas-dos-ventos, patente no espaço da BE-A, tem sido bastante visitada, não só pelos autores, orgulhosos pelos trabalhos realizados, mas também pelos restantes colegas, professores, assitentes operacionais e até encarregados de educação.
O Bernardo e o Rui também não perderam esta oportunidade, visitaram a BE-A e gostaram muito do que viram.



 
O grupo, devidamente orientado, está no rumo certo, sabem muito bem onde está o NORTE.





Orienta-te, a BE-A ajuda-te a encontrar o NORTE

Orienta-te, a BE-A ajuda-te a encontrar  o NORTE, é o título da exposição de rosas- dos- ventos, a decorrer na BE-A, até ao final do mês de novembro. Os trabalhos foram realizados pelos alunos do 7ºano, no âmbito  dos conteúdos programáticos da disciplina de Georgafia, sob a orientação da docente Carla Bento.


 Os trabalhos são bastante diversificados, no que respeita a técnicas e materiais utilizados e denotam uma grande criatividade. 







Todos os autores dos trabalhos estão de parabéns pela originalidade, sentido estético e empenho demonstrado na realização da tarefa.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Estafetas de Leitura

Integrado no PAA do PNL A BE-A está a dinamizar, ao longo do ano, a actividade denominada “ Estafetas de Leitura”.
Dois alunos de cada escola do 1º CEB que integram o Agrupamento, acompanhados pelos respectivos encarregados de educação, deslocam-se à biblioteca para escolherem dois livros cuja leitura será trabalhada em contexto de aula. A escolha dos livros é da total responsabilidade dos alunos e de acordo com as suas preferências. Enquanto os alunos fazem as suas consultas bibliográficas, os encarregados de educação, acompanhados pela professora bibliotecária vão visitar a escola.
Os alunos, Pedro Ivan Junceiro e Catarina Mota, do 3º ano da EB1 de Maiorca, foram os primeiros a inaugurar a actividade. Assim, no dia 19 de novembro deslocaram-se à BE-A acompanhados pela encarregada de educação do Pedro, a Srª D.ª Patrícia Junceiro. O Pedro e a Catarina entraram envergonhados, mas saíram confiantes pois, desempenharam muito bem a missão que lhes foi destinada. A Catarina requisitou “As três fábulas “ de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, o Pedro optou por uma leitura mais divertida e levou para os colegas um livro de adivinhas. Ambas as escolhas vão, de certeza, agradar. Foram mesmo uns bons estafetas da leitura!
 O Pedro e a Catarina começaram por conhecer a biblioteca, os espaços de leitura e de trabalhos  individuais, o espaço de informática e as várias atividades que se vão dinamizando.





 Aprenderam como se arrumam os livros nas bibliotecas e já sabem o que é a CDU!
 
Depois foram à descoberta do livro e da leitura.
 




 A leitura alimenta, todos  sabemos...., mas a BE-A ainda quis ver este menino e esta menina  com mais energia e preparou-lhes uma surpresa...
Um lanche saboreado com leitura.
 

 
A BE-A Gostou Muiiiiito de  vos ter recebido.