quarta-feira, 22 de abril de 2015

As palavras que cantaram a revolução- I

No âmbito das comemorações da Revolução de 25 de Abril d 1974, a BE- A, em articulação com os docentes de Português do 2º e 3º CEB, está a dinamizar atividades diversificadas promotoras do gosto pela leitura/poesia, o desenvolvimento da expressão oral, a interação com o público, a valorização da Língua Portuguesa enquanto património imaterial, o reconhecimento da palavra escrita e declamada como forma de intervenção social, o conhecimentos de escritores portugueses e o reforço da  auto-estima dos alunos.
Neste sentido, de 21 a 24 de abril, está a decorrer a semana da repressão. Alguns alunos do 7º G, sob a orientação da docente de Português, Cristina Maia, estão a surpreender os colegas, em contexto de sala de aula, com a declamação de poemas alusivos ao período da repressão.





 Retratando um país negro que amordaçava a liberdade, um país de medo, de maldade, de exilados, de luto, de repressão, onde era quase um crime viver e onde muitos tombaram por quererem saber qual a cor da liberdade.
A declamação foi da responsabilidade dos alunos: Adriano Costa, Luís Matias, Pedro Ferreira, Tiago Melanda e Miguel Casimiro que souberam cativar a atenção e o interesse dos colegas e dos professores que os receberam.
Deixaram as promessas que haveriam de voltar com a liberdade resgatada.