terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Feliz Natal






Miminhos distribuídos pela equipa da BE-A






A Equipa da BE-A desejou a toda a comunidade escolar um Feliz Natal, de preferência um doce (pleno) Natal.







Repórter Alhdinhas



O Repóter Alhadinhas surpreendeu os meninos do JI de Ferreira -a- Nova em pleno ensaio da festa de Natal, fez uma reportagem alusiva ao eco presépio,feito com a colaboração dos encarregados de educação e surpreendeu a pequenada com a rainha maga, Namacar, vinda do reino da Bibliópolis , que foi ofereer presentes ao JP (Jesus Pequenino).

Mesas de Natal

Exposição e Concurso de Mesas de Natal na BE-A

Os alunos do 8º A, a diretora de turma, Aldina Cardosa e a professa de Hotelaria e Restauração, Margarida Amaral, em articulação com a BE-A organizaram uma exposição de mesas de Natal, onde aplicaram os seus conhecimentos teóricos.

As mesmas integraram uma exposição, patente na BE-A e aberta a toda a comunidade escolar.

Os visitantes louvaram a iniciativa e o trabalho dos alunos e foram surpreendidos com un s "miminhos" servidos pelos próprios alunos.

Um júri qualificado procedeu à votação da melhor mesa, seguindo o crítério do rigor técnico, da criatividade e do sentido estético.
A mesa vencedora foi da autoria dos alunos, Ana Maria Lourenço e Igor Costa erepresentava a mesa de Natal italiana

Concurso de Ortografia


No âmbito das atividades integradas no P.A.E., realizou-se, no dia 14 de dezembro, a prova final do Concurso de Ortografia, destinada aos alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade, sob a forma de duas modalidades: Soletração e Escrita.
Esta iniciativa foi da responsabilidade dos professores de Língua Portuguesa do 2º ciclo e teve como objetivo primordial, sensibilizar os alunos para a grafia das palavras, de acordo com as normas do Novo Acordo Ortográfico.
Os alunos premiados foram os seguintes: Pedro Simão Ministro Jorge – 5º D (Soletração) e Gonçalo Cação Margato – 5º C (Escrita).



Os alunos das turmas participantes assistirem, na BE-A, ao concurso e aplaudiram os colegas, pelo sistema de video-conferência.

Dia Mundial dos Direitos do Homem

Com Mãos se faz a Paz , se faz a Guerra

Com Mãos tudo se faz se desfaz. (Manuel Alegre)



A BE-A, em articulação com o DCSH, comemorou o Dia Internacional dos Direitos do Homem. O evento integrou várias atividades, destacando-se as apresentações interativas, das quais salientamos “Comemorações que nos fazem pensar”, direcionada para os alunos da turma de CEFSM; audição de trechos musicais alusivos ao tema e visualização e análise de excertos de vídeos, referentes às violações dos direitos humanos, orientadas para os demais níveis de ensino.
Esteve também em destaque , na BE-A, aberta à comunidade escolar, uma exposição temática alusiva aos artigos que integram a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
A comemoração teve como objetivo refletir sobre os fundamentos teóricos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e a necessidade de os concretizar na sua plenitude, apelando, por isso mesmo, à responsabilização individual, para a efetivação de uma mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Alhadinhas- 1º período

A edição do Alhadinhas referente ao 1º período já está disponível.
Podem folhear.
Também disponível na BE-A

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Restauração da Independência

Passatempo dinamizado junto dos alunos do 2º e 3º ciclo- inclui questões sobre o tema, "Aos quantos queres responder"
Materiais informativos distribuídos junto da comunidade escolar.
Marcadores temáticos colocados no livro de ponto, "História em ação".

Exposição temática "A História e as outras Artes"

A BE-A comemorou mais uma data marcante da História de Portugal, reflexo do sentido da identidade nacional, a Restauração da Independência- 1 de dezembro de 1640.
As atividades integraram a colocação de marcadores temáticos no livro de ponto , distribuição de materiais informativos junto da comunidade escolar, passatempos "Aos quantos queres responder" e uma exposição temática, intitulada "A história e as outras Artes", destacando a figura de D. Sebastião, na História, na Literatura, na Música e nas Artes Plásticas.
A iniciativa foi realizada em articulação com o DCSH.

O Natal está a chegar



O Natal está a chegar !
A BE-A está a preparar-se para receber o Natal. As decorações estão a entusiasmar os utilizadores, os livros temáticos estão expostos, a árvore de natal está feita. Este ano o tema foi o "EcoNatal", atividade dinamizada em articulação com o DCSH, daí o recurso à reutilização de materiais, nomeadamente, papel e CDs.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dia Mundial do Não fumador -17 de novembro






Como pesquisar na Internet foi o pretexto da BE-A para comemorar o Dia Mundial do Não– Fumador.


Para o efeito a BE-A dinamizou uma sessão de formação para os alunos do 5º C, intitulada "Como Pesquis@r n@ Internet". Adquiridos os conhecimentos essenciais para otimizar este meio de pesquisa os alunos aplicaram de imediato o que aprenderam, de modo autonomo ou através de sites fornecidos, foram procurar informação alusiva ao tabagismo.
A pesquisa selecionada serviu para a decoração do painel do Não– Fumador, assinado pelos alunos do 5º C.

Dia Mundial da Tolerância



Não faz mal que...

Gordos ou magros, altos ou baixos, louros ou morenos, desportistas ou escritores, unidos na diversidade, acordes diferentes da melódica harmonia universal. Foi o mote que serviu de base a uma reflexão, em contexto de sala de aula, com os alunos de todos os ciclos de ensino, integradana comemoração do Dia Mundial da Tolerância.

Porque o Dia Mundial da Tolerância não deve ser apenas assinalado no dia 16 de novembro, mas durante os 365 dias do ano, a Biblioteca Escolar de Alhadas, em articulação com o Departamento de Ciências Sociais e Humanas, está a dinamizar uma campanha intitulada “Não faz mal que…”

Assim, tendo por base os princípios do respeito, da aceitação, da compreensão, do direito à diferença, dos mais pequeninos aos maiores, todos os alunos analisaram o tema, e refletiram sobre os comportamentos resultantes de atitudes valorativas, mais ou menos tolerantes. Na sequência deste debate foi pedido a redação de uma frase começada com, “ Não faz mal que …” as mesmas pretenderam a convergência para procedimentos tolerantes, geradores da harmonia, da concórdia, da aceitação, da amizade e do respeito. Pois, todos somos diferentes, mas todos iguais, cada um, dando o seu contributo para completar e ajudar o outro.
Foi objetivo desta atividade procurar construir os alicerces de um mundo melhor, mais justo, mais fraterno, mais humano, capaz de transformar a selva, onde, por vezes, vivemos, em que o homem é o lobo do outro homem, como diria Hobbes, num jardim onde lobos e cordeiros possam caminhar lado a lado e partilhar o mesmo espaço. Pretendendo deste modo, educar as gerações presentes para a construção de um futuro verdadeiramente tolerante.
As frases redigidas complementaram uma exposição temática, aberta a toda a comunidade escolar, e integraram uma composição pictórica, inspirada numa tela de Piet Mondrian, reforçando deste modo a ideia inicial, qual paleta de cores, também nós, a Humanidade, na sua diversidade e policromia, pode atingir a harmonia social e estética, pintando, na plenitude do relacionamento humano, um mundo melhor, e mais belo.




segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia de S. Martinho






Dia de S. Martinho
A BE-A comemorou o Dia S. Martinho. A árvore de S. Martinho, que cresceu na BE-A, foi decorada a rigor pelos alunos do 6º A, com uns atrativos cartuchos de castanhas e com recurso a material reciclado os discentes do 5º A decoraram castanhas com um novo provérbio “Pelo S. Martinho vou à biblioteca…” por sugestão da BE-A.

“Pelo S. Martinho, vou à biblioteca, sento-me num cantinho e leio sossegadinho.”

Dia Mundial da Poupança- 31 de outubro




A BE-A em articulação com os diretores de turma do 5º ano comemorou o Dia Mundial da Poupança.
Para o efeito foi distribuído um mealheiro, feito em material reciclado, às respetivas turmas, cujo objetivo é a promoção de hábitos regulares de poupança. O mealheiro destina-se à recolha das poupanças da turma, dinamizada pelo fiscal das finanças, um elemento da turma eleito pelos colegas, estando a atividade devidamente regulamentada. O produto final será gerido de acordo com os interesses dos participantes.
A BE-A apresentou ainda o livro digital, integrado no PNL, A vaca da vizinha é mais gorda do que minha, e procedeu-se à sua interpretação e uma apresentação interativa sobre o tema. Foi também proposta a recolha de provérbios alusivos ao tema da poupança. Os alunos do 5º A aceitaram a sugestão , fizeram as suas pesquisas e elaboram um cartaz que expuseram na BE-A.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Poemário



Poemário foi uma proposta de escrita criativa sugerida pela BE-A aos alunos do 5º, 6º e 7º anos de escolaridade. Consistiu na elaboração de um calendário poético , cada mês é ilustrado com um poema alusivo e com uma imagem referente a uma atividade escolar dinamizada nesse período. Os resultados já se começam a ver.




Setembro está a chegar
Para a escola temos que ir
O despertador a tocar
E as crianças a querer dormir.

O Outono está perto
Vamos lá trabalhar
Com a cabeça nos livros
Para boas notas tirar!

Em setembro há muito arroz
Na minha vila de eleição
Como ele é tão gostoso !
Maiorca do meu coração

Beatriz Coutinho , nº5 6º D




Em outubro, chuva
Chuva que rega os campos
Campos que nos dão frutos
Frutos que são alimentos
Cultivados com a dita chuva.

Natanael, 6º C



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dia das Bruxas














Dia das Bruxas na BE-A
A BE-A assinalou de modo fantasmagórico o Dia das Bruxas. O espaço decorou-se a preceito, para as leituras com sabor a susto e para uma passagem de modelos horripilantes, que não foi mais que um pretexto para mais um momento de escrita criativa, pois os monstrinhos a concurso libertaram a sua criatividade e apresentaram a sua personagem com um discurso do outro mundo.




« Sou um vampiro com dentes afiados que morde toda a gente sem grande hesitação , ficam todos arranhados e sem coloração.


Visto uma capa preta e vermelha, nos dedos anéis rubros , cor de sangue,e não podia faltar a camisa branca a condizer.


tenho um castelo assombrado, onde coleciono pessoas mortas, elas estão a envelhecer e a ficar com as cabeças tortas.» Pedro Simão, nº14, 5º D





« Sou um bruxo aprendiz e vivo muito feliz. Não acerto nos feitiços, as fórmulas ainda não decorei, penso, penso e lá se vai o meu tempo, tudo se esvai como o vento...


Já uma vez acertei, mas isso foi só uma vez, isso se deve ao acaso e não à minha sensatez.


Sou um bruxo aprendiz, tenho uma vassoura voadora, mas, bem lá no alto a voar, só o consigo fazer quando estou a sonhar." Rafael , nº 19, 5º D





«Sou um esqueleto super- moderno, como atesta o meu fato. nde é que já se viu um esqueleto de mini-saia !


Sou o esqueleto verdejante, o meu fato é muiiiiiiiiito verde, sei que é habitual, o preto ou o branco, mas eu quero ser original e fiz a minha opção. Creio que fiquei uma deslumbração.





Para o Dia das Bruxas lembrar,


veste-se o fato a condizer.


O meu esqueleto vou usar


Para neste dia brincar


Com as bruxas que vão aparecer.» Sara Jesus, nº 16, 5º C
























quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Semana da Biblioteca Escolar







Semana da Biblioteca Escolar no Agrupamento de Escolas de Alhadas

Integrada na comemoração do Dia Mundial das Bibliotecas Escolares -24 de outubro – também a nossa assinalou a efeméride com a dinamização de atividades, que estendeu até ao final do mês.
Do programa constaram: momentos de leitura, passatempos “Descobre quem eu sou, através da minha cota”, exposições de trabalhos realizados pelos alunos, em articulação com a biblioteca escolar e uma apresentação interativa, direcionada aos discentes do 9ºano, intitulada “O livro na Arte”. Tratou-se de uma parceria pedagógica com a disciplina de Educação Visual, cujo objetivo será a pintura de uma tela, em que o livro apareça como elemento pictórico de destaque. O programa contou também com uma exposição bibliográfica e publicitação de novas aquisições, bem como a divulgação do melhor leitor do mês. O enfoque esteve também direcionado para o painel da escrita “O que significa para mim a biblioteca escolar”, cujas respostas foram diversificadas, merecendo referência as seguintes:
- «A biblioteca para mim é um espaço onde se viaja por mundos desconhecidos.» – Telmo, 5º A
- «A biblioteca ajuda-me a crescer.» - Afonso, 5º C
- «Na biblioteca aprendo a ser…» Bernardo, 5º C
- «A biblioteca é um sítio onde posso ser os heróis das histórias que leio, sofrer e lutar ao seu lado.» - Natanael , 6º C
Também as crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento aderiram ao programa da comemoração e tiveram uma palavra a dizer sobre a importância da sua biblioteca, refletiram sobre o assunto e disseram assim:
«A biblioteca é um sítio que tem livros e é um sítio de contar histórias e ler livros. Nas bibliotecas há livros de histórias, livros de estudar, jornais e revistas, mas não há livros de receitas porque esses, só há na biblioteca da nossa escola. Na biblioteca também há computadores e lápis para escrevermos» - Tiago, 5 anos JI de Cova da Serpe.
Durante a semana foram distribuídos miminhos aos utilizadores, integrados na atividade “Ler compensa mesmo!”

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Passatempo - Dia do Idoso



Estão apurados os vencedores do passatempo "Legende a imagem" , integrado na comemoração do Dia do Idoso

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Semana da Biblioteca Escolar



Semana da Biblioteca Escolar

Dia mundial da erradicação da pobreza


Integrada nas atividades referentes à semana da alimentação esteve também a comemoração do dia internacional da erradicação da pobreza (17 de outubro). Para o efeito, esteve patente na biblioteca escolar uma exposição temática intitulada “ consumismo e subnutrição”. Foi também dinamizada, junto dos alunos do 2º ciclo, uma campanha de recolha de alimentos, para integrar um cabaz, para ser futuramente sorteado pelos elementos da comunidade escolar mais carenciados, a campanha contou com uma grande adesão dos alunos, pelo que se agradece o excelente trabalho de motivação, sensibilização e reflexão feito pelos respetivos diretores de turma, no que respeita ao crescente número de situações de pobreza na sociedade atual.

Semana da Alimentação


Semana da alimentação no Agrupamento de Escolas de Alhadas

Decorreu na Escola Pintor Mário Augusto de Alhadas, de 17 a 21 de outubro, a comemoração da Semana da Alimentação. Tratou-se de uma iniciativa da responsabilidade do PES e contou com a colaboração da biblioteca escolar e dos alunos do Curso de Educação e Formação - Serviço de Mesa. O mote geral da comemoração incidiu na prática de hábitos de alimentação saudável, com destaque para o consumo regular de fruta /hortícolas e de sopa.

As atividades, diversificadas, estenderam-se ao longo da semana e contaram com uma exposição permanente de trabalhos dos alunos de todos os níveis de ensino. Distribuição de folhetos e marcadores informativos, relativos à prática de uma alimentação racional, hora do conto, na biblioteca escolar, intitulada “Leituras saborosas”. O programa contou também com um rastreio da obesidade, dinamizada pela professora Margarida Amaral, direcionado aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente para os alunos das escolas do 1.º CEB de Santana e Alhadas que, para o efeito, se deslocaram à escola-sede.

Atendendo ao protagonismo assumido pela fruta e pela sopa nesta comemoração, ao longo da semana, foi distribuída fruta à comunidade escolar e realizada uma prova de sabor “A que sabe a minha sopa”, em que os participantes teriam de identificar o maior número de ingredientes que integraram a confeção da respetiva sopa. De forma lúdica, os alunos acabaram por concluir da riqueza nutricional da sopa e, como tal, do valor que assume na alimentação saudável.

O exposição na BE-A


A Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas abre as portas ao Museu Municipal Santos Rocha

De 18 a 21 de outubro esteve patente, na biblioteca escolar de Alhadas, uma exposição de artefactos pertencentes ao período do Paleolítico e Neolítico, numa iniciativa da biblioteca escolar em articulação com o departamento de Ciência Sociais e Humanas.

Tratou-se da recetividade a um meritório projeto dinamizado pelo Museu Municipal Santos Rocha, cujos objetivos pretendem divulgar o espólio do museu, permitir o contacto direto com os artefactos, apoiar a prática pedagógica, estimular o interesse pela museologia e fidelizar visitantes.

A atividade, aberta à comunidade educativa, foi direcionada para os alunos dos 5º e 7º anos de escolaridade e integrou-se nos conteúdos programáticos da disciplina de História e Geografia de Portugal e História, respetivamente.

A exposição contou, ainda, com a presença da Drª Virgínia Espadinha, responsável pelo serviço educativo deste museu e da Drª Sónia Pinto, arqueóloga na mesma instituição, que deram uma lição de História à pequenada, levando-os a embarcar na máquina do tempo e a contactar diretamente com os primórdios da história da Humanidade, com destaque para uma paragem na estação arqueológica local – dólmen das Carniçosas.

Projetos desta dimensão são de louvar, não só pelo caráter inovador, mas também pelo apoio que fornecem à prática pedagógica. A Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas continua de portas abertas para receber este tipo de iniciativas, pelo contributo que dão à prática educativa e, em especial, à motivação pelo estudo da disciplina de História.