Um espaço de aprendizagem e de partilha Um meio ao serviço das literacias da informação
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Semana da Leitura
Semana da Leitura
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Semana da leitura
As atividades dinamizadas integram todos os níveis de ensino e, da planificação em curso, destacamos a abertura oficial da Semana da Leitura, anunciada por um arauto, que apresenta a toda a comunidade os propósitos da Rainha das Bibliotecas.
« A Biblioteca Escolar de Alhadas, pela graça de Deus, Rainha das Bibliotecas, a todos do meu reino…saúde!
Sabei que mando fazer, em nome de Deus uma Semana da Leitura no meu Agrupamento de Alhadas e mando que as laborações comecem ao cabo do mês de fevereiro e se prolonguem por todo o mês de março. Todos os que vierem a esta festança, para ler ou para ouvir ler, e participar nas demais diversões, fiquem felizes na ida e na volta e tornem sempre que lhes aprouver, com muito afã, pois teremos o maior aprazimento em os receber».
Ao longo do mês, seguir-se-ão outras iniciativas, das quais destacamos: a maratona da leitura; as leituras partilhadas; a hora do conto; os pais surpreendem os filhos com leituras, os alunos surpreendem os colegas com leituras; exposições de trabalhos; concursos; feira do livro; encontro com a escritora Manuela Gonzaga; passatempos; leituras fora de portas, entre outras.
Do programa, salientamos ainda as seguintes atividades:
- Pausa de Leitura,
“Figueira a Ler”- Todos a ler nas escolas;
- Silêncio que se vai declamar o fado, com a participação de alunos, professores e encarregados de educação;
- Livros que atravessam o oceano, que tem como objetivo o envio de livros, integrados no PNL, para uma escola de Cabo Verde.
E, sem mais delongas, como diria o arauto, por ordem da rainha …
«Assim, pelos bons livros e pelas boas leituras, declaro aberta a Semana da Leitura».
Dia dos afetos comemorado no Agrupamento de Escolas de Alhadas
Uma comemoração plena para saborear e disfrutar ao longo do ano, sem pretexto, mas porque sim.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Dia dos namorados
Os alunos do CEFSB vão ser os anfitriões, vão servir a poesia, pois como diria Natália Correia a poesia é para comer.
A BE-A já enviou os convites e preparou alguns miminhos.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Corrida da Harmonia no Agrupamento de Escolas de Alhadas
A corrida é organizada por uma rede internacional de
voluntários aos quais se aliam escolas, grupos humanitários, associações e autarquias para que chegue a todas as comunidades locais. Este ano, o evento, no continente Europeu, começa na Figueira da Foz, no dia 23 de fevereiro e termina em Viena, no dia 8 de outubro.
O Agrupamento de Escolas de Alhadas foi um dos parceiros locais das comemorações e, imbuídos do espírito de união e partilha, alunos de todos os ciclos de ensino e respetivos professores dinamizaram atividades diversificadas, que contaram também com a participação de Encarregados de Educação. Todos os trabalhos desenvolvidos foram partilhados no dia 1 de fevereiro, na escola sede- Pintor Mário Augusto de Alhadas, numa cerimónia pública que envolveu toda a comunidade educativa. O programa comemorativo teve início com o cântico coreografado do Hino da Harmonia, seguindo-se a ilustração do Painel da Harmonia, com recurso a elementos decorativos executados por todos os alunos, dos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento. As cerimónias terminaram com duas iniciativas, que valem pelo simbolismo que encerram, o cordão humano e a largada de pombas- a união e a paz.
O envolvimento continua no dia 23 de fevereiro com a participação de alunos professores e encarregados de educação na Corrida da Harmonia, com início em Buarcos e terminus no CAE, e exposição, nesta instituição, da pomba da paz, também, simbolicamente decorada com mensagens temáticas, resultantes do trabalho reflexivo de alunos e professores, de todos os níveis de ensino.
Eventos como este, pelo envolvimento que estimulam, são de apoiar, pois, deste modo, se promove um mundo mais pacífico e harmonioso, onde cada um, dos mais pequenos aos adultos, no exercício pleno da sua cidadania ativa e interveniente, assume o seu contributo individual no puzzle coletivo, conducente ao mundo harmonioso, onde todos queremos habitar, porque o paraíso somos nós que o criamos.
Clube da Solidariedade
A sua génese torna-se assim pertinente, pois, no meio rural onde estamos implementados e onde as poucas condições económicas e sociais da comunidade escolar são uma realidade, é importante que as nossas crianças e jovens, adquiram competências pessoais e sociais que visem o seu desenvolvimento integral.
Os objetivos principais deste projeto são promover atividades, de uma forma lúdica, que sensibilizem os nossos alunos para questões associadas ao conceito de solidariedade, nomeadamente a tolerância, a cooperação e a ajuda ao próximo.
É fundamental realçar a importância da formação da cidadania, preparando os jovens para uma reflexão consciente sobre os valores morais e cívicos.
A organização desde já agradece a colaboração de todos para a dinamização do projeto.