terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Semana da Leitura



Decorreu hoje,dia 28 de fevereiro, na BE-A, mais uma atividade integrada no programa da Semana da Leitura. Tratou-se do Campeonato Interno da Língua Portuguesa, dinamizado pela professora de Língua Portuguesa, Cristina Maia e integrou a participação de 2 elementos de todas as turmas do 3º ciclo.

Os alunos participantes receberam um diploma de participação e um " doce miminho", a leitura também se saboreia

O vencedor será divulgado e premiado oportunamente.

Semana da Leitura


Livros que atravessam o oceano

Integrado na temática da Semana da Leitura e na planificação de atividades, consta "Livros que atravessam o oceano" cujo objetivo é o envio de livros, do PNL, para uma escola de Cabo Verde.

A iniciativa já está implementada.

Os livros já estão a atravessar o oceano e juntamente com eles seguiu uma ficha de leitura que pretendemos que retorne, para que possamos fazer a avaliação das leituras.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Semana da leitura

Abertura da Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Alhadas


De 27 de fevereiro a 2 de março está a decorrer, no Agrupamento de Escolas de Alhadas, a Semana da Leitura, este ano subordinada ao tema “Cooperação e Solidariedade”. Tendo em conta as diversas propostas de iniciativas promotoras da leitura e da escrita, o evento será prolongado até 23 de março.
As atividades dinamizadas integram todos os níveis de ensino e, da planificação em curso, destacamos a abertura oficial da Semana da Leitura, anunciada por um arauto, que apresenta a toda a comunidade os propósitos da Rainha das Bibliotecas.

« A Biblioteca Escolar de Alhadas, pela graça de Deus, Rainha das Bibliotecas, a todos do meu reino…saúde!
Sabei que mando fazer, em nome de Deus uma Semana da Leitura no meu Agrupamento de Alhadas e mando que as laborações comecem ao cabo do mês de fevereiro e se prolonguem por todo o mês de março. Todos os que vierem a esta festança, para ler ou para ouvir ler, e participar nas demais diversões, fiquem felizes na ida e na volta e tornem sempre que lhes aprouver, com muito afã, pois teremos o maior aprazimento em os receber».


Ao longo do mês, seguir-se-ão outras iniciativas, das quais destacamos: a maratona da leitura; as leituras partilhadas; a hora do conto; os pais surpreendem os filhos com leituras, os alunos surpreendem os colegas com leituras; exposições de trabalhos; concursos; feira do livro; encontro com a escritora Manuela Gonzaga; passatempos; leituras fora de portas, entre outras.
Do programa, salientamos ainda as seguintes atividades:
- Pausa de Leitura,
“Figueira a Ler”- Todos a ler nas escolas;
- Silêncio que se vai declamar o fado, com a participação de alunos, professores e encarregados de educação;
- Livros que atravessam o oceano, que tem como objetivo o envio de livros, integrados no PNL, para uma escola de Cabo Verde.

E, sem mais delongas, como diria o arauto, por ordem da rainha …

«Assim, pelos bons livros e pelas boas leituras, declaro aberta a Semana da Leitura».

Doce tentação



Um miminho, da BE-A, para todos os participantes nas atividades , alunos do 5º C e 5º D

Dia dos afetos comemorado no Agrupamento de Escolas de Alhadas



A pretexto da comemoração do Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, os alunos, de todos os níveis de ensino do Agrupamento, dedicaram esta data, não só à evocação de S. Valentim, patrono dos amantes, como também a alargaram à celebração dos afetos. Estes, tantas vezes, expressos por gestos, expressões, dádivas e sobretudo por palavras, as ditas, que podem partir com o vento, e as escritas, que perduram na memória, em cartas escritas com emoção, na letra de uma canção ouvida de olhos fechados ou num poema tirado do coração.



Para ouvir as palavras que falam de amor e de afeto os alunos das turmas do 5º A, 6º D e 7º A, a convite da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, deslocaram-se a esta instituição, em transporte cedido pela autarquia, acompanhados pelos respetivos professores de Língua Portuguesa e elementos da equipa da Biblioteca Escolar, a fim de participarem numa atividade dinamizada pela escritora Luisete Baptista, intitulada “ Amor de Antigamente” que celebrou o amor e os afetos pela voz dos poetas e escritores que, ao longo dos tempos, cultivaram o amor. Estes alunos tiveram também oportunidade de apresentar os seus próprios trabalhos: declamações e declarações de amor, umas à antiga, através de cartas que escreveram, outras à moderna, com recurso ao telemóvel, infelizmente mensagens que se apagam com um simples clique.



Para completar a celebração os alunos do Curso de Educação e Formação - Serviço de Bar, marcaram “Encontro na Biblioteca com uma pitada de emoção”, onde uma vez mais se degustaram as palavras, recordando Camões, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, acompanhadas de iguarias várias, num bufete cuidadosamente preparado e servido pelos próprios alunos, sob orientação da professora Ana Luísa Vitorino.
Uma comemoração plena para saborear e disfrutar ao longo do ano, sem pretexto, mas porque sim.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dia dos namorados

Na BE-A já começaram os preparativos para a comemoração do Dia dos Namorados. Já marcámos encontro na BE-A com uma pitada de emoção.
Os alunos do CEFSB vão ser os anfitriões, vão servir a poesia, pois como diria Natália Correia a poesia é para comer.
A BE-A já enviou os convites e preparou alguns miminhos.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Corrida da Harmonia no Agrupamento de Escolas de Alhadas

A World Harmony Run é um evento desportivo mundial, que surgiu em 1987, na América e hoje percorre todos os continentes e mais de 140 nações ao redor do globo. O principal objetivo do seu fundador, Sri Chinmoy, atleta, filósofo, artista e poeta, que dedicou a sua vida à promoção dos ideais de harmonia e unidade mundiais, foi promover e fortalecer a amizade e a harmonia, transcendendo barreiras políticas, culturais e económicas, ideais simbolizados pela tocha olímpica que passa de mão em mão. Um gesto simbólico de harmonia e de união, pois , todos temos de trabalhar juntos se queremos que a harmonia aconteça.
A corrida é organizada por uma rede internacional de


voluntários aos quais se aliam escolas, grupos humanitários, associações e autarquias para que chegue a todas as comunidades locais. Este ano, o evento, no continente Europeu, começa na Figueira da Foz, no dia 23 de fevereiro e termina em Viena, no dia 8 de outubro.


O Agrupamento de Escolas de Alhadas foi um dos parceiros locais das comemorações e, imbuídos do espírito de união e partilha, alunos de todos os ciclos de ensino e respetivos professores dinamizaram atividades diversificadas, que contaram também com a participação de Encarregados de Educação. Todos os trabalhos desenvolvidos foram partilhados no dia 1 de fevereiro, na escola sede- Pintor Mário Augusto de Alhadas, numa cerimónia pública que envolveu toda a comunidade educativa. O programa comemorativo teve início com o cântico coreografado do Hino da Harmonia, seguindo-se a ilustração do Painel da Harmonia, com recurso a elementos decorativos executados por todos os alunos, dos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento. As cerimónias terminaram com duas iniciativas, que valem pelo simbolismo que encerram, o cordão humano e a largada de pombas- a união e a paz.




O envolvimento continua no dia 23 de fevereiro com a participação de alunos professores e encarregados de educação na Corrida da Harmonia, com início em Buarcos e terminus no CAE, e exposição, nesta instituição, da pomba da paz, também, simbolicamente decorada com mensagens temáticas, resultantes do trabalho reflexivo de alunos e professores, de todos os níveis de ensino.
Eventos como este, pelo envolvimento que estimulam, são de apoiar, pois, deste modo, se promove um mundo mais pacífico e harmonioso, onde cada um, dos mais pequenos aos adultos, no exercício pleno da sua cidadania ativa e interveniente, assume o seu contributo individual no puzzle coletivo, conducente ao mundo harmonioso, onde todos queremos habitar, porque o paraíso somos nós que o criamos.

Clube da Solidariedade

Na próxima 4ª feira, dia 8 de fevereiro vai ser inaugurado o Clube da Solidariedade, dinamizado pela professora Maria Manuel, Associação de Pais, SPO, entre outros.

A sua génese torna-se assim pertinente, pois, no meio rural onde estamos implementados e onde as poucas condições económicas e sociais da comunidade escolar são uma realidade, é importante que as nossas crianças e jovens, adquiram competências pessoais e sociais que visem o seu desenvolvimento integral.

Os objetivos principais deste projeto são promover atividades, de uma forma lúdica, que sensibilizem os nossos alunos para questões associadas ao conceito de solidariedade, nomeadamente a tolerância, a cooperação e a ajuda ao próximo.

É fundamental realçar a importância da formação da cidadania, preparando os jovens para uma reflexão consciente sobre os valores morais e cívicos.

A organização desde já agradece a colaboração de todos para a dinamização do projeto.

Conversa com pais