A pretexto da comemoração do Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, os alunos, de todos os níveis de ensino do Agrupamento, dedicaram esta data, não só à evocação de S. Valentim, patrono dos amantes, como também a alargaram à celebração dos afetos. Estes, tantas vezes, expressos por gestos, expressões, dádivas e sobretudo por palavras, as ditas, que podem partir com o vento, e as escritas, que perduram na memória, em cartas escritas com emoção, na letra de uma canção ouvida de olhos fechados ou num poema tirado do coração.
Para ouvir as palavras que falam de amor e de afeto os alunos das turmas do 5º A, 6º D e 7º A, a convite da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, deslocaram-se a esta instituição, em transporte cedido pela autarquia, acompanhados pelos respetivos professores de Língua Portuguesa e elementos da equipa da Biblioteca Escolar, a fim de participarem numa atividade dinamizada pela escritora Luisete Baptista, intitulada “ Amor de Antigamente” que celebrou o amor e os afetos pela voz dos poetas e escritores que, ao longo dos tempos, cultivaram o amor. Estes alunos tiveram também oportunidade de apresentar os seus próprios trabalhos: declamações e declarações de amor, umas à antiga, através de cartas que escreveram, outras à moderna, com recurso ao telemóvel, infelizmente mensagens que se apagam com um simples clique.
Para completar a celebração os alunos do Curso de Educação e Formação - Serviço de Bar, marcaram “Encontro na Biblioteca com uma pitada de emoção”, onde uma vez mais se degustaram as palavras, recordando Camões, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, acompanhadas de iguarias várias, num bufete cuidadosamente preparado e servido pelos próprios alunos, sob orientação da professora Ana Luísa Vitorino.
Uma comemoração plena para saborear e disfrutar ao longo do ano, sem pretexto, mas porque sim.
Uma comemoração plena para saborear e disfrutar ao longo do ano, sem pretexto, mas porque sim.