A corrida é organizada por uma rede internacional de
voluntários aos quais se aliam escolas, grupos humanitários, associações e autarquias para que chegue a todas as comunidades locais. Este ano, o evento, no continente Europeu, começa na Figueira da Foz, no dia 23 de fevereiro e termina em Viena, no dia 8 de outubro.
O Agrupamento de Escolas de Alhadas foi um dos parceiros locais das comemorações e, imbuídos do espírito de união e partilha, alunos de todos os ciclos de ensino e respetivos professores dinamizaram atividades diversificadas, que contaram também com a participação de Encarregados de Educação. Todos os trabalhos desenvolvidos foram partilhados no dia 1 de fevereiro, na escola sede- Pintor Mário Augusto de Alhadas, numa cerimónia pública que envolveu toda a comunidade educativa. O programa comemorativo teve início com o cântico coreografado do Hino da Harmonia, seguindo-se a ilustração do Painel da Harmonia, com recurso a elementos decorativos executados por todos os alunos, dos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento. As cerimónias terminaram com duas iniciativas, que valem pelo simbolismo que encerram, o cordão humano e a largada de pombas- a união e a paz.
O envolvimento continua no dia 23 de fevereiro com a participação de alunos professores e encarregados de educação na Corrida da Harmonia, com início em Buarcos e terminus no CAE, e exposição, nesta instituição, da pomba da paz, também, simbolicamente decorada com mensagens temáticas, resultantes do trabalho reflexivo de alunos e professores, de todos os níveis de ensino.
Eventos como este, pelo envolvimento que estimulam, são de apoiar, pois, deste modo, se promove um mundo mais pacífico e harmonioso, onde cada um, dos mais pequenos aos adultos, no exercício pleno da sua cidadania ativa e interveniente, assume o seu contributo individual no puzzle coletivo, conducente ao mundo harmonioso, onde todos queremos habitar, porque o paraíso somos nós que o criamos.