A BE-A foi ao JI de Ribas, mas não foi sozinha.
Uma manhã com muita conversa e com muitas histórias. Para a despedida não faltaram os "miminhos" habituais.
Um espaço de aprendizagem e de partilha Um meio ao serviço das literacias da informação
quinta-feira, 26 de junho de 2014
domingo, 22 de junho de 2014
quinta-feira, 12 de junho de 2014
Sarau de Dança
No dia 6 de junho, na Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas do Agrupamento de Escolas Figueira Norte , realizou-se um Sarau de Dança, no âmbito do Projeto Piloto do Desporto Escolar no 1º CEB. Esta iniciativa foi organizada pelo Grupo de Educação Física da Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas e contou com a participação da Associação de Pais, desta escola, com a colaboração do Clube de Solidariedade, que dinamizou um convívio que incluiu : uma quermesse, exposição de trabalhos de alunos e um jantar.
O evento que reuniu professores, alunos, encarregados de educação , assistentes operacionais e restante comunidade educativa integrou as atividades dinamizadas no Projeto Piloto do Desporto Escolar no1º CEB, atividades de dança e ginástica e um desfile moda pelos alunos do 9º ano .Uma noite bem animada repleta de diversão, ritmo, e fantasia, onde não foram poupados aplausos a todos os participantes e respetivos organizadores.
Do programa constou ainda um saboroso repasto servido no refeitório da escola que deu também a sua pitadinha para o sucesso da iniciativa.
A organização do evento agradece ainda a participação na atividade do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, dos encarregados de educação, dos docentes do 1º CEB, com alunos envolvidos, da Câmara Municipal da Figueira da Foz pela disponibilidade de material e ao professor Élio Henriques pela colaboração na elaboração de um painel temático que serviu de cenário.
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Visita à Horta Pedagógica de Tavarede
Mais uma manhã bem passada pelos alunos da Escola EB1 de Brenha em parceria com os colegas do 4º ano da Escola EB1 de Santana, desta vez, na Horta Pedagógica de Tavarede.
A atividade foi realizada em articulação com a Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, a BE-A e com as docentes Ana Maria, Anabela Bernardes da EB1 de Brenha e Anabela Monteiro da EB1 de Santana.
Uma manhã repleta de diversão e de aprendizagem, com destaque para a visita à horta e respetivas culturas e para um momento de leitura , escutada com muita atenção por todos os participantes.
Olimpíadas da História9
No dia 5 de junho decorreu na BE-A a 3ª edição das Olimpíadas da História .
Este ano direcionadas para os alunos do 9ºano- Olimpíadas da História9.
Estiveram presentes as 3 turmas do 9º ano: - 9º F, 9º G e 9º H.
Os vencedores foram os alunos do 9º F - Gil- Maria Inês e Pedro
A atividade foi dinamizada pelas docentes de História da Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto de Alhadas (Ana Campos, Natércia Rasteiro e Rosa Maia) em articulação com a BE-A
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Alimentação e Métodos de Estudo em período de exames
No passado dia 5 de junho
decorreu na Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto, do Agrupamento de Escolas
Figueira Norte, uma palestra intitulada “Alimentação e métodos de estudo em
período de exames”. A atividade foi dinamizada pela docente Margarida Amaral,
nutricionista, em articulação com a biblioteca escolar de Alhadas e foi
direcionada para os alunos do 9º ano. A iniciativa teve como principais
objetivos motivar e esclarecer os alunos para a prática de uma alimentação
saudável e o quanto a mesma se reflete no bom desempenho escolar. Nesta
atividade os alunos foram relembrados dos cuidados alimentares a ter, especialmente
em período de exames, bem como, orientados e sensibilizados para a prática de
competências de estudo eficazes e para o modo de controlar a ansiedade em
contexto de exames.
A plateia assistiu
atenta e bastante interessada a todas as explicações, consciente que todos nós
somos o resultado daquilo que comemos e daquilo que aprendemos.
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Quadras aos Santos Populares -3
Desta vez chegaram as quadras dos alunos da Escola EB1 de Vigários (todos os níveis de ensino) e já estão em devido destaque , no átrio da Escola EB1 Pintor Mário Augusto de Alhadas.
De referir que todas as quadras são originais e bem adequadas ao contexto. Muito bonitas ! Os seus autores, deixaram voar totalmente a imaginação e quando isso acontece e dá a mão ao empenho o resultado final é sempre muito bom e digno de registo. Parabéns. Continuem !
Os trabalhos foram orientados pelas professoras Paula Esteves e Teresa Gaspar.
Quadras aos Santos Populares -2
Muitos alunos responderam ao apelo da BE-A "Faça uma quadra ao Santo da devoção" e os trabalhos têm chegado. Desta vez, vieram do JI de Maiorca e contaram com a colaboração dos encarregados de educação.
quarta-feira, 4 de junho de 2014
A tristeza da princesa Bruna
No passado dia 9 de maio, Ana Isabel Bertão, professora no nosso Agupamento ( Agrupamento de Escolas Figueira Norte) apresentou , no Auditório Municipal– Figueira da Foz, o seu primeiro livro publicado. Trata-se de uma obra com aplicabilidade pedagógica ao nível da consciência fonológica, tanto para crianças do 1.º ciclo como para as que se encontram em idade pré escolar, já que trabalha os grupos consonânticos pr, fr, br, cr, dr, gr,....
O livro está disponível na BE-A, oferecido pela autora, que desde já agradecemos e que tem sido muito solicitado pelos nossos leitores. Quando se trata de princesas e sobretudo tristes o público leitor é garantido.
Um bocadinho da história.
Próximo de Coimbra viviam, há cento e trinta e três anos atrás, um rei e uma rainha que, apesar de casados há muito tempo, não conseguiam ter filhos.
Um dia, durante o mês de Dezembro, apareceu, como que por milagre, à presença da rainha, uma bruxa. A bruxa Cristiana permitiu que a rainha engravidasse, e, ao fim de nove meses, mais precisamente no dia trinta de Setembro, nasceu uma bela princesa de pele muito branquinha e cabelos muito negros, a quem foi dado o nome de Bruna.
Durante os três primeiros anos, a princesa Bruna viveu muito feliz, mas como não comia, era muito magrinha. Como não comia quase nada, aos poucos, a pequena princesa Bruna foi ficando muito doente. Ficou com febre, apanhou bronquite e começou a ficar muito triste. Os pais estavam muito preocupados com a tristeza da princesa. Não havia nenhum livro, nem nenhum brinquedo que distraísse ou alegrasse a menina.
Numa manhã fria do mês de Novembro, voltou a aparecer à rainha a bruxa Cristiana que lhe segredou que a princesa Bruna só melhoraria se tivesse uns amigos para brincar.
Do outro lado do prado que se avistava das janelas principais do palácio, viviam três irmãos muito pobres que poderiam brincar com a princesa.
Como que por milagre, a princesa logo se alegrou ao ver as três criancinhas.
Cristiana desdobrou o lenço e tirou de dentro dele uma pedrinha brilhante e os olhos da princesinha transbordaram de alegria. Pedro, o irmão do meio, apresentou o seu grilinho que, imediatamente, começou a grilar: gri-gri…gri-gri. Francisco mostrou-lhe a lebre bebé, de pelo muito branquinho, que logo começou aos pulos, e a princesa começou a rir tanto que até lhe caíam lágrimas dos olhos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)