terça-feira, 21 de outubro de 2014

Semana da alimentação


A biblioteca escolar de Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, em articulação com os docentes de Ciências Naturais do 2º CEB, comemorou, de 13 a 17 de outubro, a Semana da Alimentação. As atividades decorreram no espaço da biblioteca e noutros espaços escolares e incluíram a visualização interativa de documentários sobre obesidade infantil, hora do conto e exposições, sendo feito reiteradamente o apelo à importância do pequeno-almoço e à variedade de alimentos saudáveis que se podem ingerir nesta refeição. O consumo regular da sopa também não foi esquecido, dado ser um alimento versátil, saudável e nutritivo, capaz de agradar a qualquer palato, tais são as opções disponíveis; daí o título da exposição “A cada boca uma sopa”. Esta iniciativa contou também com a colaboração da professora Luísa Ferreira que selecionou algumas sopas tradicionais, cujas receitas foram distribuídas pela comunidade escolar.
 

É de salientar também a palestra “Alimentação na Antiguidade- Grécia”, direcionada para os alunos do 7º ano e integrada nos conteúdos programáticos da disciplina de História, proferida pela professora bibliotecária.
 

No dia 16, Dia Mundial da Alimentação, foi distribuída fruta pela comunidade escolar numa atividade denominada “Caminhe pela sua saúde”, a qual visou associar o exercício físico com a prática regular de uma alimentação saudável, uma vez que o acesso ao cesto da fruta estava marcado por um trilho de pegadas coladas no chão.

 Integrada na mesma comemoração, a professora bibliotecária, em articulação com a docente do 1º CEB da EB1 de Alhadas, Isabel Fernandes, dinamizou nesta escola a “Hora do conto”, tendo por base o conto tradicional “O sal e a comida”, que serviu de pretexto para uma reflexão sobre o consumo moderado de sal na alimentação e a alternativa saudável do consumo da salicórnia e das ervas aromáticas, que os alunos tiveram oportunidade de conhecer e identificar o aroma.

Esta foi uma semana repleta de reflexão e aprendizagem sobre os hábitos alimentares, pois saber optar e fazer pequenas mudanças fazem a diferença e tornam o mundo melhor.