A BE-A, em articulação com as docentes Ana Paula Pratas, Aldina Cardoso, Célia Filipe, Fernanda Seabra, Isabel Fernandes e Alberto Costa, comemorou o Dia do Origami- 11 de novembro.
A atividade contou com a colaboração da origamista, Dr.ª Graça Barão, coordenadora interconcelhia das bibliotecas escolares.
A comemoração decorreu na Escola EB1 de Alhadas, para os alunos do 1º, 2º ,3º e 4º ano, e na Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto, direcionado para alunos do 5º B, 6º A e 7º E, e alunos da Educação Especial.
Para o efeito e como forma de motivação, a BE-A informou previamente os participantes dos objetivos da atividade, da finalidade da comemoração, bem como, de aspetos gerais ligados à história do Origami. Por esta razão, todos estavam entusiasmadíssimos para conhecerem a origamista e com a possibilidade de aprenderem a fazer alguns modelos.
Na Escola EB1 de Alhadas, a atividade foi precedida de um momento de leitura partilhada, onde foi contada a história de Akira, o menino que descobriu a fazer brinquedos de papel e acabou na corte do imperador a ensinar os príncipes e as princesas e que depois foi dar a volta ao mundo e acabou por ensinar toda a gente.
Independentemente do nível etário, o entusiasmo e a interação com a origamista foi muito grande e todos tiveram oportunidade de fazer, ou tentar fazer o seu modelo: 1º CEB - um gato, o 2º e 3º CEB um tsuru- símbolo da paz.
O tempo foi pouco para aprimorar a técnica de execução, mas foi mais do que suficiente para despertar o gosto e o interesse por esta arte milenar que surgiu no Japão , mas que acabou por cativar o mundo inteiro.
Na Escola EB1 de Alhadas a atividade não podia ter acabado da melhor maneira, pois, todos os alunos receberam um bonito pião feito com a técnica de origami.